Visitas Missionárias

Pindoretama, 07 de junho de 2012

Dando prosseguimento ao programa de missões da Igreja, visitamos o campo de Pindoretama, Ceará (50 km de Fortaleza), no dia 07 de junho de 2012. A visita foi realizada pelos irmãos: Abdias Pereira, Aurélio Almeida, Aurélio Júnior, Aurélio Silva, Ester, Gustavo Aurélio, Leonaldo Gomes, Manoel Honorato, Márcia Almeida, Raimundo Acácio e Sandra Gomes (ordem alfabética). O grupo saiu de Fortaleza às 13:30h, chegando na Congregação no Sítio Araújo às 14:30h.
A Congregação Batista Regular de Pindoretama, localizada no Sítio Araújo, é dirigida pelo Missionário Antônio Ferreira, sendo uma congregação da IBR Nova Jerusalém em Fortaleza. A Congregação foi iniciada há mais de 30 anos por uma missão luterana, sendo depois de algum tempo assumida pelo movimento batista regular. A Congregação teve sua reputação manchada com o mal-testemunho moral de alguns de seus ex-membros, há alguns anos atrás. Segundo o Missionário Antônio Ferreira, este é, até hoje, o principal problema da Congregação e sua principal luta. A quantidade de membros é pequena, porém muito hospitaleira, tendo nos recebido muito bem na sede da Congregação.
Ao chegar, fizemos uma pausa para tomar água-de-coco, oferecida pela Congregação, e depois fizemos um pequeno devocional juntamente com os irmãos da Congregação, entoando hinos ao som da sanfona tocada por um irmão da Congregação. Na ocasião o Missionário Ferreira nos relatou os detalhes do trabalho e oramos pelo mesmo.
Depois, seguimos para o culto evangelístico campal marcado para as 18:00h, na frente de uma casa descrente, distante 2 km da sede da Congregação. Chegando no local, fizemos os preparativos e ministramos o culto ao Senhor, sob a direção do Ir Aurélio Almeida. O louvor ficou com as Irs Márcia e Sandra. A pregação evangelística foi ministrada pelo Ir Leonaldo.
Desde já pedimos suas orações pelo Missionário Ferreira e os irmãos da Congregação Batista Regular em Sítio Araújo, Pindoretama, para que Deus faça multiplicar os frutos do trabalho.


Os irmãos na frente da Congregação.
O Miss Ferreira na extrema direita da foto. 

Uma pausa para uma água de coco. 



Um momento devocional.
Conversando com o Missionário e ouvindo seu testemunho. 


O prédio da Congregação. 

Preparando o culto. 

O Ir Aurélio Almeida dirigindo a programação. 

A pregação com o Ir Leonaldo. 

Hinos ao som da sanfona. 







***********************************************************
Itapiuna, 01 de maio de 2012

Como parte do programa de missões da Igreja neste ano, estava prevista uma viagem ao campo de Itapiuna (Congregação que tem como Sede a IBR do Calvário em Fortaleza), onde atua o Missionário Reginaldo Rodrigues (responsável pela organização da IBR de Lima Campos – Congregação da IBR de Icó e organizada como Igreja no início deste ano). Dezessete irmãos participaram da visita: Abdias, Aurélio Almeida e Jeane (esposa), Aurélio Jr, Aurélio Silva e Márcia Almeida (esposa), Caio, Flávio, Gean e Suzy (esposa), Leonaldo e Sandra (esposa), Manoel Honorato, Marcos Antônio, Marcos Silva, Valdinez e Regina (esposa). A saída de Fortaleza ocorreu às 06:30h, sendo a chegada em Itapiuna às 09:30h. A viagem foi organizada pelo Grupo de Oração do Ministério de Missões da IBR Bereiana, sob a liderança do Ir Abdias Pereira.
A cidade é pequena e quente, porém o calor e “sol quente” não nos impediu de visitar alguns irmãos da Congregação juntamente com o Missionário Reginaldo. De volta às 12:00h fomos servidos com um delicioso almoço feito pela Ir Maria do Carmo (esposa do Missionário) com a ajuda das Irs Jeane, Sandra, Suzy e Márcia. Às 15:00h às 17:30h fomos (os homens) ao bairro onde iríamos realizar o culto à noite, nos dividimos em seis grupos, e realizamos uma pesquisa evangelística nas ruas mais próximas, convidando os entrevistados para o culto que ocorreria logo mais. Louvamos a Deus, pois mais de 20 pessoas abriram suas casas para uma posterior visita do Missionário. A pesquisa evangelística é uma boa ferramenta para sabermos qual a posição das pessoas quanto ao pecado, a fé em Cristo e a salvação, bem como é um excelente método de abordagem que apresenta a Igreja ao visitado, quebrando algum “gelo” ou preconceito que possa existir. A pesquisa evangelística também possibilita um meio para iniciar uma conversa com as pessoas descrentes entrevistadas. As respostas das pessoas entrevistadas servirão de subsidio para que o Missionário possa preparar um estudo bíblico especifico que atenda às necessidades dos visitados.
À noite, às 19:30h, realizamos o culto evangelístico ao ar livre. O culto foi aberto pelo Missionário Reginaldo e dirigido pelo Ir Aurélio Jr. Os homens da IBR Bereiana apresentaram um especial [hino 469 – Corajosos] sob a regência do Ir Valdinez. A pregação ficou sob a responsabilidade do Ir Leonaldo, onde o tema exposto foi: “Você anda na Luz?” [Jo 8.12]. A volta para Fortaleza ocorreu ás 20:00h, depois de um jantar servido na casa do Missionário. Na ocasião, o Missionário recebeu uma oferta levantada na Igreja.
Desde já pedimos suas orações pelo Missionário Reginaldo e sua família, para que sejam luz naquela cidade, sendo arautos do evangelho. Também pedimos que orem pelo crescimento da Congregação, tanto em qualidade (conhecimento e prática da Palavra de Deus) como em números, para a honra e glória de Deus.



A chegada na casa do Missionário. 

As irs Sandra, Márcia Almeida, Suzy e Jeane. 

Servindo o almoço. 


A saída para a pesquisa evangelística. 

Dividindo-se em grupos para  a pesquisa.


A primeira casa a ser feita a pesquisa. 

Os irs Caio e Marcos Silva entrevistando um dos moradores do bairro. 

O ir Gean realizando uma das entrevistas. 

No fim da pesquisa, uma pausa para merendar em uma "bodega". 

Comunhão e alegria! 


Um flagrante da idolatria praticada na cidade. 

A fachada do prédio da Congregação. 

O Miss Reginaldo fazendo a abertura do culto. 

Tivemos uma boa assistência, tanto de crentes, como de visitantes. 

 

Um especial do Miss Reginaldo. 



O Ir Aurélio Jr na direção do culto. 


O especial da Sociedade Masculina da IBR Bereiana.
Hino 469 cc - Corajosos.
O Ir Valdinez na regência. 

Pregação - Ir Leonaldo.
"Você anda na Luz?" [Jo 8.12]



Especial cantado apresentado pela Ir Raissa (filha do Miss Reginaldo).

ATÉ NOSSA PRÓXIMA VIAGEM!


***********************************************************
Baturité, 17 de setembro de 2011
Continuando o programa de visitas missionárias aos campos batistas fundamentalistas cearenses, realizamos nesta data uma visita ao campo de Baturité, Ceará (distante 93 km de Fortaleza, ao pé da Serra de Guaramiranga), onde atua o Missionário Irineu Cândido. Os seguintes irmãos participaram da viagem missionária (ordem alfabética): Antônio, Aurélio Almeida, Cláudio, Elias, Gean, Leilane, Leonaldo, Raimundo, Regina e Valdinez. Também nos acompanhou o Sr. José Almeida, pai do irmão Aurélio. A saída de Fortaleza ocorreu às 14:30h, e a chegada em Baturité ocorreu em torno das 16:40h.
Logo ao chegar, fizemos uma pausa para um lanche e, logo depois, uma distribuição de folhetos nas proximidades da Congregação Batista Regular. Pudemos notar a hegemonia católica na cidade. Praticamente a cada esquina, um templo católico, muitos deles construídos no século IXX. Das ruas da cidade, vê-se imponente o Mosteiro Jesuíta, parecido com um castelo medieval, localizado num mirante da Serra, como se vigiasse toda a cidade.
Foi realizado um culto no prédio da Congregação às 19:00h, quando pudemos ver um dos métodos evangelísticos do Missionário Irineu: alcançar o máximo de ouvintes possível através do uso de duas bocas de fone (cornetas) colocadas na calçada da Congregação. Até começar o culto, nós e toda a rua, ouvíamos hinos que glorificavam a Deus. A direção do culto ficou a cargo do irmão Juacir, diácono da Congregação (o primeiro convertido no trabalho). A pregação ficou com o Missionário Irineu, com um tema enfocando sobre música na igreja. Na oportunidade, constatamos o excelente e perceverante trabalho desenvolvido pelo Missionário, que depois de sete anos de árduo trabalho, numa cidade de forte tradição católica, já conta com 34 irmãos, sendo que 16 são batizados. Muitos desses irmãos residem nos sítios vizinhos à cidade. O Missionário, juntamente com alguns membros da Congregação, mantém 32 pontos de pregação, sendo 16 nos sítios e 16 na cidade, onde são realizados cultos diários (um de cada vez).
Outro ponto relevante no trabalho é a formação da liderança da Igreja Local. Tivemos a oportunidade de constatar isto ao conhecer o irmão Juacir. Este irmão está fazendo o curso de Pastores e Líderes e, juntamente com a sua esposa, já desenvolvem um trabalho com crianças e realização de cultos evangelísticos no Sítio onde residem (14 km de Baturité). Este irmão também assume o trabalho na ausência do Missionário Irineu.
Peço suas orações pelo trabalho.
A seguir, confira os momentos especiais que vivemos na visita missionária.
Chegada em Baturité e lanche:

Da esquerda para a direita em pé: os irmãos Valdinez, Raimundo, Antônio, Gean, Aurélio Almeida, Pr. Irineu e o Sr. José Almeida;
Da esquerda para a direita agaixados: Cláudio, Leonaldo e Elias

Os irmãos na frente da Congregação:

As "bocas-de-fone" na calçada da Congregação:

Vista da rua da Congregação:

Da esquerda para a direita: os irmãos Valdenir, Elias e Juacir:

Direção do Culto - irmão Juacir:

Especial apresentado por nós (Hino 469 do Cantor Cristão):

Especial apresentado pelo irmão Elias:

A Congregação:

Pregação com o Pr. Irineu:

Membros da Congregação presentes na programação:

O jantar no final da programação, na casa do Pr. Irineu:



**********************************************************************************

Pacajus, 20 de agosto de 2011
Como parte do programa de missões da nossa igreja para o ano de 2011, objetivando possibilitar o contato dos membros com Missionários batistas fundamentalistas atuantes no campo cearense, foi realizada nesta data uma visita missionária ao campo de Pacajus, Ceará (distante 49 km de Fortaleza), onde atua o Missionário Fernando Santana. Os seguintes irmãos, membros da Igreja Batista Regular Bereiana, participaram da visita missionária (em ordem alfabética): Abdias, Antônio, Aurélio Silva, Elias, Flávio, Manoel, Leonaldo, Raimundo e Sandra. A saída da igreja ocorreu às 14:30h. A chegada em Pacajus ocorreu em torno das 16:00h.
Ao chegarmos, fizemos uma pausa para um lanche oferecido pelo Missionário Fernando, na casa pastoral. Em seguida, fizemos uma distribuição de folhetos nas proximidades da Congregação. Notamos que o campo é vasto e carente do evangelho. Há muitas casas nas proximidades da Congregação, na sua grande maioria humildes. Notamos, também, a pouca assistência do governo local (falta de saneamento básico e programas sociais) e a baixa condição moral da população.
Foi realizado um culto evangelístico às 18:30h, onde compareceram alguns irmãos da Congregação. A direção do culto ficou a cargo do irmão Aurélio Silva. A pregação ficou a cargo do irmão Leonaldo, cujo tema foi o “Amor de Deus”. O irmão Antônio apresentou, como especial, o hino 396 do Cantor Cristão (Cegueira e Vista).
A Congregação Batista Regular em Pacajus foi iniciada no ano de 2006 pelo Missionário Raimundo Maia, sendo afiliada à Igreja Batista Regular Jordão. A congregação possui em torno de 40 congregados, onde a maioria são crianças. O Missionário Fernando, juntamente com a sua esposa Suzanete Maria atuam neste campo desde 15 de setembro de 2009.
Peço suas orações por este trabalho.
A seguir, confira os momentos especiais que vivemos na visita missionária.

Os irmãos na frente da Congregação. Da esquerda para a direita: Flávio, Manoel, Sandra, Elias, Antônio, Aurélio Silva, Abdias, Leonaldo (agaixado), Pr. Fernando e Raimundo:

Vista do templo da Congregação e da casa pastoral (à esquerda):

Vista interna do templo. Da esquerda para a direita: Leonaldo, Sandra, Abdias, Macário (diácono local) e Antônio:

Comunhão na frente do templo:

Culto evangelístico:

Irmão Aurélio Silva dirigindo o culto:

Irmão Antônio apresentando um especial (Cegueira e Vista - cc 396)


Pregação: Irmão Leonaldo:

Momento de comunhão no culto:

Oração Final: da esquerda para a direita: Pr. Fernando e Irmão Macário: