Congregação Batista no Sítio São Bento, Redenção

**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 08 de setembro de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.
 “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” Jo 4.35


Neste fim de semana nos alegramos pela presença dos irmãos da Mocidade Bereiana, que estiveram conosco por dois dias testemunhando e pregando o Evangelho no sitio. Foi muito bom o tempo de comunhão, devocionais e muita caminhada pelas estradas daqui, distribuindo folhetos e convidando os moradores para o Encontro de Jovens. Louvamos também pela Ir Márcia que veio com a Mocidade Bereiana e ajudou Sandra no fazer as refeições. Que esta mocidade sempre se alegre, como tem feito, em cumprir a comissão de se espalhar e sair para outras regiões, a fim de que a glória do Senhor seja conhecida por outros [Gn 12.1-3]. Aos irmãos, graça e paz!
Nisto, a EB foi bastante animada! A sala dos adolescentes ficou lotada! Glória a Deus, pois isso motiva meus poucos alunos. Louvamos também ao Senhor pela presença daquelas crianças das quais ouvimos que não viriam mais. A Ir Leilane ficou na sala das crianças e eu fiquei com os adolescentes e os jovens bereianos. Peço que os irmãos orem pela salvação das crianças. Orem também pelo crescimento dos adolescentes (a Gabrielle e a Jamille) que são crentes. Peço também que orem pelo Cleiton, por sua salvação e pelo seu retorno à sala dos adolescentes.
À tarde continuamos o discipulado, onde louvo a Deus pelo crescimento das irmãs Isabel, Imaculada e Jamille. A Kelly também participou. Peço aos os irmãos que orem, pois um dos objetivos do discipulado é a preparação da Ir Imaculada para o batismo, bem como capacitação para que as irmãs comecem a fazer discípulos no sítio. Peço também que orem pelo surgimento de uma liderança masculina para a congregação!
Depois do discipulado seguimos (eu e minha esposa) para o estudo evangelístico com a Sra Vera. Seu esposo, o Sr João Neto estava presente, nos recebeu bem e ouviu a mensagem. Resumimos o estudo sobre a criação de todas as coisas e começamos o estudo a respeito da queda do homem. Peço que orem pela salvação deste casal.
À noite realizamos o encontro de jovens o qual foi dirigido pela Mocidade Bereiana. Na pregação continuei com a exposição de Apocalipse, onde levei uma introdução às 7 cartas enviadas às 7 igrejas da Ásia [Ap 2; 3]. Não tivemos muita assistência dos jovens do Sítio, porém a comunhão que tivemos recompensou a falta. Louvamos a Deus também pela presença de alguns de nossos visinhos que aceitaram o nosso convite. Peço em especial pela salvação da Sra Socorro e do Sr Valdemir que tem comparecido aos cultos e ouvido o Evangelho.
Louvamos a Deus pela boa recuperação da saúde da Ir Válquia. Continuem orando por ela!
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, dos estudos evangelísticos, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].


Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

Sexta, dia 07: Caminhada para convidar os moradores para o Encontro de Jovens do sábado.





Encontramos no caminho a Elânia, a Kailane e o Cleidson, que estão "sumidos" da EB. Convidamos eles a retornarem. 


Uma pausa na caminhada! 

Sábado, dia 08: Devocional de abertura da EB. 




EB: Sala dos adolescentes com a presença da Mocidade Bereiana. 



EB: A sala das crianças. 

A Mocidade Bereiana:
Da esquerda para a direita: Marcos, Priscila, Laurinha, Gustavo, Gabrielle, Aurélio, Amanda, Raissa, Caio e Marcilia.

Até a próxima semana!



**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 01 de setembro de 2012


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.
 “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.” Jo 4.35
O Senhor da seara tem nos abençoado nos dando um campo para atuarmos. É um fato que o Senhor tem designado um campo missionário para cada crente [Jo 15.16]! Você já tem olhado para seu campo e tem visto que ele está branquejando? Olhe à sua volta! Não perca tempo [Ef 5.15-17] com coisas que não contribuem para que você obedeça à comissão recebida [Mt 20.18-20, Mc 16.15, Lc 24.45-47, Jo 20.21, At 1.8]! Não deixe de lado esta grande honra! Entesoure o seu fruto para a vida eterna e se alegre [Jo 4.36]! Aos irmãos, graça e paz!
Em nosso campo, estamos passando por um período de seca. Algumas crianças não estão vindo à EB, provavelmente porque algumas fizeram a “primeira eucaristia” católica no mês passado. Pedimos que orem por estas crianças, para que elas reflitam e creiam no Evangelho que foi pregado a elas durante todas as semanas nestes últimos 9 meses. Creio que a Palavra não voltará vazia [Is 55.11]. Agradeço a Deus por um grupo de crianças que não deixou de vir. Neste grupo destacam-se a Kelly, a Nicole, o Natanael, o Arthur e o Breno. Orem também por elas.
No discipulado continuamos o estudo sobre A Alegria da Pureza (O Caminho para a Alegria) enfatizando a santidade pessoal. Kelly também participou do estudo. Agradeço a Deus pelo crescimento espiritual que Ele tem operado na vida das irmãs Isabel, Imaculada e Jamille. Peço que orem para que elas, depois de terminado o discipulado, estejam prontas para começarem estudos evangelísticos na casa de outras senhoras do Sítio.
Continuamos os estudos evangelísticos na casa da Sra Vera, onde terminamos o relato da criação. Enfatizamos o estado de perfeição do universo e natureza na criação, que culminou com o homem – criado à imagem e semelhança de Deus e ordenado a dominar sobre toda a criação e povoar toda a terra. Orem pela Sra Vera, para que ela entenda bem a cronologia das Escrituras que estamos lhe apresentando. Orem para que ela se renda, arrependida, aos pés do Senhor Jesus com sua mente renovada e vida transformada pelo poder do Evangelho.
Hoje, tivemos a reunião de mulheres dirigida pelas Irs Sandra e Isabel. Começamos uma série de 4 estudos sobre a Mulher Virtuosa no livro de Provérbios. Neste sábado, vimos a primeira característica da Mulher Virtuosa: ela é graciosa [Pv 11.16]! Vimos uma aplicação prática no testemunho de Abigail, esposa do rei Davi [1Sm 25.2-35]. Orem para que o Senhor capacite as irmãs Sandra, Isabel e Imaculada que irão trazer os próximos devocionais.
Continuem orando pela saúde da Ir Válquia, para que em breve ela esteja no Sítio novamente fazendo o que ela sempre se alegrou em fazer: servir ao Senhor junto à comunidade do Sítio.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, dos estudos evangelísticos, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].



Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.



EB: Ir Leilane na sala das crianças. 


EB: Nossa pequena sala de adolescentes!
Leonaldo, Jamille e Gabrielle.

EB: Algumas brincadeiras no final da programação. 


A Reunião de mulheres dirigida pelas Irmãs Sandra e Isabel. 



O devocional na reunião das mulheres.


**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 25 de agosto de 2012


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
Neste fim de semana foi realizado na IBR Bereiana a II Conferência Missionária Infantil. Eu e minha esposa estávamos envolvidos na organização da Conferência, o que nos impossibilitou de estarmos na manhã e no inicio da tarde de sábado no sítio. Então, excepcionalmente, transferimos a EB para a manhã de domingo.
Chegamos ao sítio na tarde de sábado a tempo de realizar o estudo evangelístico com a Sra Vera. As irmãs Isabel, Imaculada e Jamille nos encontraram na casa da Sra Vera para acompanhar o estudo evangelístico; minha esposa também participou. Na ocasião, vimos a primeira lição do estudo cronológico das Escrituras, que introduz o assunto da criação de todas as coisas, enfatizando o atributo da Eternidade de Deus (Lição 1, História da Esperança). Neste estudo iremos estudar cronologicamente 40 eventos bíblicos que tratarão a respeito da criação (i), da queda do homem (ii), da providência de Deus no seu plano redentor para o homem (iii) e da glorificação dos redimidos (iv). Louvamos a Deus pela ótima recepção da Sra Vera e sua disponibilidade em aprender sobre as Escrituras. Desde já Peço suas orações pelo novo nascimento desta senhora.
À noite, o culto ocorreu normalmente. Continuamos a exposição do capítulo 8 do Evangelho de João. Louvo a Deus pela presença do Sr Azarias, da Sra Socorro e seu esposo o Sr Valdemir, pelos quais peço oração. Na ocasião, lançamos uma pergunta: pode uma pessoa buscar a Cristo e não encontrá-Lo? Na pregação, a resposta foi dada conforme os versículos 23 e 24. Orem pelos que tem comparecido aos cultos, para que a Palavra de Deus os transforme!
No domingo pela manhã, novamente, faltou metade dos nossos alunos da EB. Na semana passada alguns de nossos alunos fizeram a primeira eucaristia na igreja católica, o que me leva a pensar que é este o motivo de não estarem vindo. Segundo relatos das outras crianças, algumas das crianças que fizeram a primeira eucaristia declararam que são católicas, e que não virão mais à EB. Isto pra mim não é motivo de desânimo, pois sei que o Senhor é soberano e está no controle de todas as coisas [Rm 8.28], e sim motivo de oração, pois a Palavra nunca voltará vazia, mas prosperará naquilo que o Senhor designou para a vida de cada um [Is 55.11]! Portanto, peço que orem juntamente conosco para que Deus opere nestas crianças o novo nascimento.
Louvo a Deus pelas Irs Isabel, Imaculada e Jamile que estão se reunindo nas quartas para oração. Também tem participado junto com elas a Sra Vera.
Continuem orando pela Ir Válquia, ela ainda ficará um bom tempo em recuperação na casa de sua irmã até poder andar normalmente. Peço que orem e peçam que os irmãos de suas igrejas orem também por esta grande serva do Senhor. Orem também por mim, minha esposa e nossa família (Gabi, Ester e Leilane), por nossa saúde física, comunhão, testemunho.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, dos estudos evangelísticos, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Nestas programações não foi possível tirarmos fotos.


Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.



**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 18 de agosto de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a


Pregar o Evangelho é uma honra que exige prontidão, paciência, constância, firmeza, esmero e oração [2Tm 4.2, Rm 12.7, Ef 6.18-20]. Muitos desanimam ao ver suas mensagens, tão cuidadosamente elaboradas, rejeitadas ou escutadas por poucos ouvintes. Ora, o Senhor mesmo nos dá o exemplo e nos ensina que o oficio da pregação do Evangelho não é para “aplausos” ou “aprovações”, pois é natural aos pecadores perdidos rejeitarem a Luz do mundo [Jo 12.47-48, 1Co 2.14]. Façamos a nossa parte! O Senhor fará a dEle! É o Senhor quem salva os que crêem no Evangelho! É o Senhor quem condenará os que O rejeitarem. Que possamos descansar no Senhor convictos da nossa humilde função de semeadores! Aos irmãos, graça e paz.
Neste sábado a frequência de nossas crianças na EB foi pequena, porém prosseguimos com a programação normal, onde vimos um exemplo de arrependimento genuíno no caso da mulher pecadora, que chorou aos pés de Jesus, regando seus pés com suas lágrimas e perfume, em atitude de amor e agradecimento ao Senhor, por ter lhe perdoado os pecados [Lc 7.36-48]. Peço que os irmãos orem para que mais crianças tenham a oportunidade de ouvir o Evangelho na EB.
À tarde tivemos o discipulado com as irmãs Isabel, Jamille e Imaculada, onde iniciamos a lição 7 do Caminho para a Alegria referente à vida com santidade. Louvo a Deus pelo crescimento espiritual que estas irmãs já têm demonstrado. Elas decidiram por conta própria continuar com as reuniões de oração nas noites de quarta mesmo na ausência da Ir Válquia. Também Louvo a Deus por elas já se disporem em contribuir mensalmente para a obra missionária do campo africano. Peço que os irmãos estejam orando por estas irmãs para que suas vidas transformadas contagiem seus maridos e filhos. Orem também pela saúde da Ir Válquia, que passará um bom tempo em recuperação. Orem para que a pequena fissura na bacia e a fratura na clavícula calcifiquem bem e a irmã volte logo para à sua casa no Sítio e ao convívio com as irmãs.
Depois do discipulado, minha esposa (Sandra) e as irmãs Isabel e Imaculada foram realizar a primeira visita evangelística na casa da Sra Vera. Estava também aguardando a visita o esposo da Sra Vera. Peço suas orações pelo estudo cronológico das Escrituras que iremos iniciar na próxima semana com esta família. Desde já peço que orem pela salvação desta família.
À noite, com o coração grato a Deus depois de um dia de serviço a Ele, realizamos o culto. Ficamos muito alegres com as presenças do Sr Azarias (irmão da Ir Válquia), da Sra Vera, da Sra Socorro e da Távia. Na ocasião continuamos nossa humilde exposição do capítulo 8 do Evangelho de João, desta vez nos versículos 23 e 24, onde vimos a contundente resistência dos líderes judeus às palavras de Jesus. Estes, devido sua incredulidade, pereceram nos seus pecados!
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, dos estudos evangelísticos, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Nestas programações não foi possível tirarmos fotos.  


Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 11 de agosto de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
  

O apóstolo Paulo, certa vez, confessou estar dividido em sua expectativa de partir para glória, e seu desejo de ver os irmãos progredindo e avançando no gozo da fé [Fp 1.21-26]. De fato, ver irmãos que estão sob nossa tutela avançando na fé e se alegrando nela resulta em uma satisfação que somente quem é privilegiado por isso pode descrever! É algo que nos enche de júbilo – uma alegria motivante – que nos leva a prosseguir avante no trabalho [Fp 3.14]. Que os ministros do Evangelho possam, de fato, experimentar esta satisfação! Aos irmãos, graça e paz.

Satisfeitos nisto, ministramos a EB hoje pela manhã. Um grupo de crianças tem sido assídua, e isto nos é motivo de muita alegria. Na programação, começamos a trazer mensagens que os chame ao arrependimento. Foi o que a Ir Leilane (que ficou com elas hoje) fez centrando a história bíblica no testemunho de Zaqueu – o publicano – como este se arrependeu de seus pecados e teve sua vida transformada pelo poder das palavras de Jesus [Lc 19.1-10]. Peço que orem pela salvação destas crianças.
Louvo a Deus pela volta da sala dos adolescentes, hoje, onde pudemos continuar com o estudo da História da Esperança. Vimos o 13º evento na História apresentada cronologicamente, referente ao chamado de Moisés para a liderança do povo de Israel. Na ocasião, visto termos duas irmãs na sala, aproveitamos para conscientizá-las sobre a soberania do Senhor em conduzir os eventos nas nossas vidas, e que Ele pode ter uma grande obra para que elas liderem em sua Igreja. Peço oração pela salvação do Cleiton e pelo crescimento espiritual das irmãs Jamille e Gabrielle.
À tarde, continuamos com o discipulado das irmãs Isabel, Imaculada e Jamille. Kelly também esteve presente. Na ocasião terminamos a lição sobre a Alegria da Direção (O Caminho para a Alegria) que fala da nossa necessidade de estarmos cheios do Espírito Santo. É estando cheios do Espírito que iremos ser dirigidos por Ele! Peço suas orações pelo crescimento destas irmãs. Participaram também do estudo as irmãs Leilane e Sandra. Orem também para que Deus prepare o início do estudo evangelístico na casa da Sra. Vera, no próximo sábado, dia 18 de agosto.
À noite, no culto, tivemos a oportunidade de trazer uma humilde exposição de Jo 8.21-22. Tivemos a presença de uma visitante – a Sra. Maria Hipólito – e louvamos a Deus por isto! Peço que os irmãos orem pelas mensagens expositivas no Evangelho de João, para que o Espírito Santo atue nos corações dos ouvintes através da humilde pregação de sua Palavra.
Pedimos que continuem em oração pela recuperação da Ir Válquia. Ela já recebeu alta e está sob os cuidados de sua família.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, dos estudos evangelísticos, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].




Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


























**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 04 de agosto de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
  

Depois de duas semanas de descanso retornamos ao Sítio São Bento no dia 28 de julho, onde fomos surpreendidos com o acidente envolvendo a Ir Válquia, como os irmãos já sabem. Aquele foi, literalmente, um dia de aflições. Hoje, estamos um pouco aliviados diante da recuperação que Deus tem providenciado à irmã, que se encontra ainda hospitalizada. Estejam em oração por ela.

Hoje, pela graça de Deus, tudo ocorreu normalmente aqui, onde tivemos a EB pela manhã. Mais uma vez não tivemos a classe dos adolescentes, pois hoje é o dia da Ir Leilane dar assistência ao trabalho na comunidade do Lagamar em Fortaleza (Clube Infantil Boas Novas), juntamente com as irmãs da Bereiana. Pelo fato da Ir Válquia estar impossibilitada de assumir a sala, tive que assumi-la. Mesmo sem muita habilidade no trabalho com crianças, foi muito bom e divertido. Cantamos alguns cânticos com gestos e tivemos a lição bíblica onde o tema foi a passagem do Apóstolo Paulo pela cidade de Filipos e a repercussão sobre alguns habitantes, em especial o carcereiro da cidade [At 16.11-34]. Peço aos irmãos que orem para que Deus esteja preparando mais uma professora de crianças para podermos dividir as salas em ocasiões como hoje. Peço também oração pela salvação das crianças que ainda não se converteram a Cristo.
À tarde continuamos o discipulado com as irmãs Isabel, Jamille e Imaculada. A Kelly também participou de parte da aula. Hoje terminamos a lição 6 do Caminho para a Alegria referente a importância de estarmos cheios do Espírito Santo, enfatizando que é neste estado que somos controlados por Ele. Peço que orem pelo crescimento espiritual das irmãs, e para que o Espírito Santo as esteja orientando quanto aos dons que devem desempenhar na congregação.
Retornaremos os estudos evangelísticos no dia 18 de agosto, quando já temos o estudo marcado na casa de Vera, uma senhora que tem sido assídua aos encontros das senhoras que realizamos todo primeiro sábado de cada mês. Peço que orem para que o Espírito Santo abra o coração desta senhora para o Evangelho e a transforme através da Palavra que será pregada na ocasião. Peço também que orem, desde já, para que Deus possibilite um estudo evangelístico com o Sr Valdecir, esposo da Ir Isabel e irmão da Ir Válquia. Há muito que tentamos marcar uma ocasião para iniciarmos o estudo porém nunca dá certo devido o trabalho dele. Peço também que orem pelo Abelardo, filho da Ir Isabel, que tem ouvido o Evangelho nos encontros de mocidade.
À noite tive uma pequena folga, pois tivemos o encontro das senhoras, o qual foi dirigido pela Ir Isabel. O devocional ficou sob a responsabilidade da minha esposa, a Ir Sandra, que falou sobre a importância do exercício da piedade na vida da mulher crente [1Tm 2.9-15].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, dos estudos evangelísticos, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].


Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


















**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 07 de julho de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
  
No último Relatório eu havia falado sobre a graça de termos um propósito determinado por Deus para as nossas vidas [Rm 8.28] – um propósito que renova nossas forças quando estamos aflitos ou cansados. Ao reanimar nossas forças, o Senhor nos presenteia com grande alegria e júbilo – um júbilo que não depende do conforto proporcionado por nossos bens materiais, pelo nosso trabalho secular, ou de qualquer outra coisa que esta vida possa oferecer – porém o júbilo de estar na presença do nosso querido Senhor [Hb 11.26]. Quem possui o privilégio de ter este júbilo não tem o direito de ficar parado e não proclamar o Evangelho [Rm 1.14-16], pois Deus quer que todos os povos da terra O celebrem com este mesmo júbilo [Sl 100.1].

Neste contexto, um agricultor se alegra quando colhe os frutos de sua árdua semeadura [Sl 126.6]. Assim também, o servo de Deus se rejubila ao ver os frutos de seu trabalho evangelístico. Pude ver isto neste dia, quando as irmãs Isabel e Jamille foram batizadas nas águas. Pude ver o júbilo da Ir Válquia, ao ver dois frutos de sua árdua semeadura testemunhando sua fé em Cristo no batismo. E isto é motivo de júbilo para nós, pois hoje, dia 07 de julho de 2012, foi o dia em que os primeiros membros da Congregação Batista do Sítio São Bento foram batizados – um dia que ficará para sempre na nossa memória. Peço que orem conosco, para que neste Sitio seja levantada pelo Senhor uma humilde Igreja Batista Regular – humilde, mas grande em conversões genuínas e na obra missionária! Uma Igreja que obedeça sem vacilar à grande comissão ordenada pelo Senhor!
Agradecemos aos irmãos da IBR Bereiana e da IBR da Graça que vieram cultuar a Deus hoje conosco, bem como ao Pr Amazonito Pantoja (IBR da Graça) que se prontificou a ministrar o batismo das duas irmãs. O culto de batismo foi dirigido por mim, tendo o Ir Claudio e as Irs Pricila, Marcilia e Amanda no louvor (IBR Bereiana). Ao final do culto foi ministrada a Ceia do Senhor aos que estavam presentes no culto, inclusive aos moradores crentes do Sítio (membros da Igreja Assembléia de Deus) que estavam presentes. Também tivemos uma boa assistência dos moradores não crentes.
Devido aos preparativos para o culto de batismo não ministramos neste dia o discipulado com as irmãs da congregação.
A partir do dia 09 de julho viajarei de férias e me ausentarei duas semanas do trabalho. Sinceramente, eu não fico tranqüilo em me ausentar do trabalho, porém o farei por minha família, que de fato está precisando de um descanso. Por isso, peço aos irmãos que orem pelas irmãs do Sítio durante estas duas semanas em que estarei ausente. Peço também que orem, pois no próximo sábado, dia 14 de julho, a Ir Válquia realizará o encontro de senhoras, mesmo com a nossa ausência.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].


Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


O 1o Batismo - Pronunciamento da Ir Válquia. 


Prosseguindo com o culto. 





A Ir Isabel sendo apresentada à Igreja. 

A Ir Jamille sendo apresentada à Igreja. 

O batismo, ministrado pelo Pr Amazonito (IBR da Graça). 






Até logo irmãos!

**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 30 de junho de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
 
Nossas responsabilidades diárias com o trabalho, a família e a obra de Deus são intensas e exigem muito de nós. De fato, o ritmo diário do crente dos dias de hoje é intenso e cansativo, o que poderia nos desanimar se não fosse a Palavra de Deus: “[...] todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” [Rm 8.28]. Nisto, mesmo cansados, sabemos que nosso dia-a-dia tem um propósito determinado pelo Senhor, um propósito que coopera para o nosso bem. Isto não renova as nossas forças? Aos irmãos, graça e paz.
A Ir Leilane não veio hoje conosco, por isso tive que assumir a sala das crianças na EB, o que nos impossibilitou realizarmos a sala dos adolescentes. Fizemos sala única. Na oportunidade falei sobre a nossa responsabilidade do testemunho do crente, e sobre compromisso com a Palavra de Deus. É um assunto difícil de se falar a alguém que é criança, mas creio que a Palavra de Deus não volta vazia.
Hoje foi o dia em que a mocidade da IBR Bereiana nos auxilia no trabalho. Eles chegaram de pau-de-arara às 10:00h, sendo prontamente recebidos pela Ir Válquia, que, juntamente com as Irs Sandra e Márcia lhes preparou um delicioso almoço.
À tarde prosseguimos com o estudo sobre oração no discipulado com as Irs Isabel, Jamille, Imaculada e Kelly. Na ocasião participaram também as Irs Válquia, Sandra e Márcia. Louvo a Deus pelo desenvolvimento do discipulado que já tem produzido frutos na vida das irmãs. Ainda não conseguimos outra casa para levarmos as visitas evangelísticas – peço que orem por este propósito.
Enquanto estávamos no discipulado, os irmãos da mocidade bereiana saíram para convidar os jovens do Sitio para participarem do culto de mocidade à noite. Muitos jovens haviam viajado por ser período de férias. Muitos outros haviam sido convidados para um aniversário e responderam que não poderiam ir. Louvo a Deus pelos jovens bereianos que tem demonstrado grande apego a evangelismo e a missões – peço suas orações por eles.
À noite, então, realizamos o culto que foi dirigido pelo Ir Aurélio Jr. O Ir Caio e as Irs Marcilia, Pricila, Amanda e Raissa ficaram no louvor. A pregação ficou sob minha responsabilidade, onde levei a segunda exposição de Apocalipse; desta vez vimos os versículos 4 a 8 do capítulo 1, onde enfatizamos sobre a Trindade Divina – o remetente da carta – e sobre a gloriosa volta do Senhor. Dou glória a Deus, pois os irmãos têm agradecido pela edificação que a exposição de Apocalipse tem trazido – glória a Deus por isso! Após o culto, a mocidade bereiana ministrou atividades de intercâmbio entre os jovens presentes.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].


Atenciosamente,


Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

A EB hoje. 

O culto de mocidade ministrado pela Mocidade Bereiana. 

O Ir Caio tocando. 



O momento da pregação. 


Homenagem ao aniversário da Ir Válquia. 

Intercâmbio e brincadeiras. 




**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 23 de junho de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
 
Hoje tivemos um dia especial com as crianças. A Ir Válquia, há muito, vinha propondo fazermos uma programação mensal com as crianças – uma programação diferente das demais. Resolvemos então que, sempre no terceiro sábado de cada mês iremos realizar uma manhã de brincadeiras com o intuito de oferecer às crianças um momento de lazer – algo difícil aqui no Sítio. Resolvemos então que iríamos ministrar brincadeiras parecidas com as do Oanse. A idéia foi bem aceita pelas crianças. Reconheço apenas que teremos que melhorar nossa forma de ministrar as brincadeiras e o devocional. Esta foi a primeira vez; nas próximas, tentaremos fazer melhor!
À tarde continuamos o discipulado com as irmãs Isabel, Jamille, Imaculada e Kelly, onde iniciamos o estudo a respeito da importância da prática da oração. Participaram também do estudo minha esposa – Sandra – e a Ir Válquia. Após a aula, as irmãs tiveram a oportunidade de contar um breve relatório sobre suas atividades espirituais durante a semana, quanto à oração e leitura da Bíblia. Peço aos irmãos que orem, pois estou incentivando as irmãs a iniciarem e manterem uma vida devocional diária, e cobrando delas um relatório semanal no final da aula de discipulado. Suas orações são importantes, para que o Senhor conduza estas irmãs a se disciplinarem quanto a isto, visto que minha permanência aqui no Sítio é rápida a cada semana (não tenho ainda como manter com elas um acompanhamento diário).
Quanto ao Sr Sérgio, o mesmo cancelou nossas visitas evangelísticas devido ao trabalho dele. Peço suas orações, pois já duas pessoas cancelaram as visitas devido problemas de horário e trabalho. Peço suas orações para que Deus nos permita, em um tempo próximo, permanecermos mais tempo no Sítio, para termos mais dias livres para visitar – aí teríamos outras opções de horário.
À noite, em virtude da realização de uma festa de forró, num clube quase vizinho ao templo da congregação, ficamos impossibilitados de realizar o culto (o movimento intenso de carros, motos e pessoas, e o barulho impossibilitam a atividade). Peço suas orações, em especial, pois o dono do clube é o esposo da nossa nova irmã – a Imaculada – e ela tem sofrido quanto a isto. E o problema é considerável, pois ele exige a ajuda dela na preparação da festa – o que a deixa muito conturbada, pois é recém convertida. É uma situação difícil, mas para Deus, nada é impossível. Peço que orem para o Senhor nos abra uma oportunidade de realizarmos um estudo evangelístico com ele, e que o Senhor transforme a sua vida, assim como transformou as vidas de sua filha e esposa [At 16.31]. Peço também que orem para que Deus dê sabedoria, paciência e amor à Ir Imaculada, quanto ao relacionamento com seu esposo, para que ela o ganhe para o Senhor [1Co 7.14; 1Pe 3.1-2].

Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


Uma manhã de lazer - o momento do devocional.

As Irs Válquia e Sandra observam. 

As Irs Jamille e Leilane ministrando louvores com as crianças.


Começando as brincadeiras. 







Até logo!

**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 09 e 16 de junho de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.
Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
 
Irmãos, devido à maratona de tarefas que estou tendo no SIBIMA, desde o começo do mês, o tempo não foi suficiente para que eu relatasse aos irmãos os acontecimentos do São Bento na última semana. Por isso, extraordinariamente, este relatório refere-se aos dias 09 e 16 últimos. E temos muitos motivos para louvar a Deus, pois especialmente, neste último sábado (dia 16), Ele nos presenteou com uma conversão. Agora, temos mais uma irmã em Cristo na congregação aqui! Nas alíneas abaixo relato melhor esta grande alegria! Aos irmãos, graça e paz!

Quanto ao dia 09, a EB ocorreu normalmente. Na sala das crianças, a Ir Leilane continuou a história dos patriarcas, relatando mais da vida e testemunho de José, enquanto que na sala dos adolescentes continuei com o estudo da História da Esperança. O discipulado à tarde também ocorreu normalmente com as Irs Jamille, Isabel e Kelly, e a Sra Imaculada.

Quanto ao dia 16, minha família não pode vir comigo ao Sítio, devido compromissos em Fortaleza. O Ir Flávio (IBR Bereiana), então, me acompanhou e me auxiliou nos trabalhos. Neste dia tive que ficar com as crianças na EB, não havendo possibilidade de termos a classe dos adolescentes. Peço suas orações pelas crianças que já atenderam ao chamado ao arrependimento e à conversão, para que Deus esteja levando-as, a cada dia, a uma vida de santidade. Em especial peço pela salvação do Cleiton. A aula de discipulado ocorreu normalmente, porém o Senhor nos presenteou, ao levar a Sra Imaculada a expressar seu desejo de reder-se a Cristo, arrependendo-se dos seus pecados e convertendo-se a Ele. A Sra Imaculada participa do discipulado há 2 meses e meio e é freqüentadora assídua dos cultos desde quando começamos a vir ao Sítio no ano de 2010. A Ir Válquia batalhou muito com ela, lhe pregando o Evangelho muitas vezes. Nisto, a nossa alegria é indescritível, em ver nascer aqui uma nova irmã em Cristo, e vendo que labutamos na oração por sua salvação e com o ensino da Palavra, individualmente, nos cultos e no discipulado [Sl 126.6].
Quanto ao estudo evangelístico na casa do Sr Sérgio, peço-lhes oração, pois por duas ocasiões não conseguimos realizar a visita por motivos de trabalho dele. Neste próximo sábado vamos visitá-lo para vermos se continuaremos os estudos com ele, ou se partiremos para outra casa.

Quanto aos cultos, no dia 09 expomos uma mensagem evangelística a respeito dos dois caminhos (o largo e estreito) [Mt 7.13-14]. Na ocasião aproveitamos para expor que os mandamentos não salvam, mas conduzem a Cristo [Gl 3.24], nos colocando na posição de pecadores perdidos [Rm 3.19], e nos deixando apenas uma chance para sermos salvos: a porta estreita [Jo 10.9]! No dia 16 continuamos com a exposição do Evangelho de João [Jo 8.13-20].

Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


EB, dia 09 de junho. 

Culto, dia 09 de junho. 

EB, dia 16 de junho. 

Culto, dia 16 de junho. Ir Flávio Avelino dirigindo o culto. 

A nossa mais nova irmã da Congregação - a Ir Imaculada (à direita da Ir Válquia). 



********************************************************************************** 

Sítio São Bento, Redenção, 26 de maio de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra...” Sl 98.4a
 

Louvo a Deus pelo dia de hoje, um dia bastante especial onde tivemos a oportunidade de semear a Palavra de Deus nos corações de muitas pessoas aqui. Hoje, tivemos a presença da mocidade da IBR Bereiana, que, com sua simpatia, convidaram muitos para o culto de mocidade que passamos a realizar uma vez a cada mês aqui. Até ao ano passado, os membros desta mocidade eram crianças, porém, agora, tem demonstrado sinal de uma maturidade jovem e contagiante, mostrando grande apego a missões e às almas perdidas. Deus abençoe grandemente esta mocidade, que, de fato, nos seus dias, tem lembrado do Senhor [Ec 12.1]. Também, nos visitaram os irmãos Armando Filho e esposa (Dalva) e Aurélio Silva e esposa (Jeane), que participaram ativamente das programações.


Pela manhã, na EB, não realizamos a classe de adolescentes, pois nem a Ir Válquia, nem a Ir Leilane puderam participar. Aí tivemos que ter classe única comigo no comando. Aproveitando a proximidade da “festa católica romana” de coroação de Maria como a “rainha dos céus”, ocorrida na semana passada, visto que algumas crianças presentes tinham participado, falei-lhes sobre o primeiro mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura… Não as adorarás, nem lhes darás culto…” [Ex 20.4-5]. Exortei-lhes a pedir perdão a Deus, a não mais cometer tal pecado, e a adorar somente ao Único Deus Verdadeiro e Eterno [Ex 20.3, Dt 6.4]. Eu pensava que eles não viriam mais depois desta exortação, porém, para a glória de Deus, eles voltaram empolgados no culto à noite. Peço suas orações por estas crianças que ainda não se converteram a Cristo. Peço que orem especialmente pelo Artur, a Kelly, a Nicole e o Marcos – crianças que já tem demonstrado transformação de vida; que Deus as edifique e as mantenha firmes na fé [Fp 1.6].


A tarde, tivemos o discipulado com as Irs Isabel, Jamille e Kelly e com o Breno e a Sra Imaculada. Peço suas orações pelas Irs Isabel e Jamille que serão batizadas pelo Pr Amazonito (IBR da Graça) no próximo dia 07 de julho. Orem também pela Kelly, bem como pela salvação do Breno e da Sra Imaculada. Logo depois realizamos o terceiro estudo evangelístico na casa do Sr Sérgio, continuando com a História da Esperança. Peço que orem, também, pela salvação do Sr Sérgio.


No culto de mocidade tivemos uma boa assistência de jovens residentes no Sítio. A direção do culto e dos cânticos ficou a cargo da mocidade da IBR Bereiana (Marcos e Marcília). Na pregação, falei-lhes sobre o nosso propósito de apresentar-lhes o evangelho através de exposições no livro de Apocalipse, nos próximos 12 meses. Começamos hoje com o capítulo 1 nos versículos de 1 a 3, onde lhes apresentamos a supremacia de Cristo. Peço que orem para que Deus converta jovens através das exposições que faremos. No final do culto, tivemos brincadeiras e intercâmbio com os jovens do Sítio, dirigidos pela Ir Raissa.

Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.
























**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 19 de maio de 2012



Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10




Louvado seja nosso Deus por sua graça e misericórdia, em nos conceder mais um fim de semana aqui no Sítio. Louvamos a Deus pelo vigor da Ir Válquia, uma missionária que não recua mesmo diante das dificuldades e limitações, e que nos tem sido um grande exemplo! Louvamos a Deus, pois Ele tem nos alegrado em ver algumas crianças firmes em afirmar que são crentes. De fato, é grande honra sermos embaixadores do nosso Senhor aqui [2Co 5.20a]. É grande honra, pois não merecemos [Is 64.6, Lm 3.22, Ml 3.6]! Não sabemos quem são os eleitos aqui, porém estamos lançando as sementes [Rm 10.17]! Que nosso Deus as faça brotar! Aos irmãos, graça e paz.
Nesta manhã, tivemos a presença da Ir Leilane na sala das crianças, na EB, onde ela começou a contar a história do testemunho de José, filho de Jacó, até quando da ocasião em que ele foi vendido pelos irmãos a uma caravana que passava indo para o Egito [Gn 37.1-28]. Depois da lição bíblica, as crianças prepararam lembranças para entregar às suas mães na programação especial que fizemos durante o culto. Na classe dos adolescentes, levei-lhes o estudo sobre o dilúvio, seguindo o estudo da História da Esperança. Aproveitei a ocasião para discutir alguns pontos como: Porque os homens pré-diluvianos tinham tanta longevidade? Que água era aquela que estava sobre o firmamento [Gn 1.7]? Pedimos suas orações pelas crianças e adolescentes que tem sido assíduas à EB; para que Deus fortaleça a fé dos que já são convertidos, e salve os que não são. Em especial, peço pela salvação do Cleiton, Cleidson, Kailane, Evandro, Elania e Maicon. Estas crianças fizeram uma decisão há alguns meses atrás, porém não temos visto, ainda, transformação de vida.
Durante a tarde, continuamos com o discipulado com as Irs Isabel, Jamille e Kelly. Peço oração pelo fortalecimento da fé delas, bem como pela salvação da Sra Imaculada e do Breno, que tem participado assiduamente do estudo que estamos fazendo. Logo após, fizemos a segunda visita evangelística na casa do Sr Sérgio, pelo qual pedimos também oração, em especial pelos 4 meses que restam para terminarmos o estudo da História da Esperança; que o Espírito Santo o convença do Pecado, da Justiça e do Juízo, e o resgate para a salvação.
No culto à noite, fizemos uma homenagem especial para as mães das crianças que participam da EB. Nisto, não continuamos, hoje, com a exposição do capítulo 8 do Evangelho de João, mas trouxemos os bons exemplos bíblicos das mães: Joquebede [Ex 2.1-3, Hb 11.23]; Ana [1Sm 1.1-11] e Eunice [2Tm 1.5]. Também, neste culto, fizemos o nosso primeiro momento missionário, onde lemos a carta enviada pelo Miss Heron, sobre sua chegada ao campo africano em Gâmbia. Ao final, entregamos algumas lembranças simples às mães presentes.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.



As crianças na EB. 


Ester.


 Arthur.

Marcos. 

Kelly, Marcos, Kailane, Cleiton. 


O discipulado. 

O culto. 

Homenagem às mães - Jamille. 

Homenagem às mães - Kelly. 

Homenagem às mães - todas as crianças. 

As crianças presenteando suas mães. 

Válquia e Leilane. 

A apresentação do Momento Missionário. Leitura da carta enviada pelo Miss Heron (Gâmbia, África). 

Até a próxima semana!
Que Deus abençoe a todos!




**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 12 de maio de 2012



Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10


Durante este mês, aqui no Sítio, grande parte dos moradores estão preparando a festa de coroação de uma imagem de Maria como rainha dos céus – uma festa católica muito tradicional no local. Peço suas orações, pois as crianças que frequentam a EB tem sido convidadas para participarem desta festa como “anjinhos”. Porém, temos um motivo de louvor ao Senhor que queremos compartilhar com os irmãos: as crianças que se converteram a Cristo através deste trabalho (principalmente pelo trabalho desenvolvido pela Ir Válquia durante a semana) têm sido até agora firmes, demonstrando que não vão participar desta festa. Pedimos suas orações para que estas crianças permaneçam firmes nesta resolução. Estas ocasiões, a princípio, podem parecer desanimadoras para nós crentes, porém, é nelas que podemos ver as verdadeiras conversões! Que Deus nos ajude a proclamar com intrepidez e sabedoria [Ef 6.19], neste local, que somente Ele É O Único Deus, que não divide sua glória com os ídolos [Dt 5.6-10, Mt 4.10]. Aos irmãos graça e paz.
Nesta manhã tivemos a visita dos irmãos Aurélio Silva e Aurélio Júnior (pai e filho), membros da IBR Bereiana, que vieram nos auxiliar no trabalho hoje. Devido a falta dos alunos da classe dos adolescentes, tivemos somente a classe das crianças. Depois da abertura realizada pela ir Válquia, o Irmão Júnior levou uma mensagem relacionada com o dia das mães, exortando as crianças a serem amáveis e obedientes em seu lar. No final, tive uma pequena participação onde alertei as crianças quanto o real teor desta festa idólatra que será realizada no Sítio.
À tarde, o discipulado com as Irs Isabel e Jamille ocorreu normalmente, também com a participação da sra Imaculada, Kelly e Breno. Louvamos a Deus pelo interesse demonstrado por estes três últimos. Na ocasião começamos a lição 4 do Caminho para a Alegria que fala sobre a Alegria da Direção, onde exortamos o quanto é bom experimentar a direção da Palavra de Deus [Sl 119.105; 2Tm 3.16-17]. Pedimos suas orações, em especial, pela conversão da sra Imaculada.
Depois, fomos visitar, juntamente com o irs Aurélio Silva e Aurélio Jr, o sr Rafael e sua esposa Cláudia, para darmos início aos estudos evangelísticos com a História da Alegria. Tivemos a tristeza de sermos avisados pelo casal, logo que chegamos, que eles não queriam mais o estudo, por motivos de indisponibilidade de horário. Ficamos tristes pela oportunidade que perdemos de ensinar mais ao casal, visto sua empolgação demonstrada na semana passada. Porém, a pregação do evangelho é assim mesmo [Mt 13.5-6]! Partimos então para a casa do sr Sérgio, com quem começamos o estudo da História da Esperança. Pedimos suas orações pela conversão deste novo aluno e para conseguirmos explanar todo o estudo evangelístico nestes próximos 4 meses.
À noite o culto ocorreu normalmente, onde terminamos a exposição de Jo 8.12, explanando o que de fato é andar na luz. A direção ficou a cargo do Ir Aurélio Pai.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].


Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


A EB. 

 
Abertura com a ir Válquia.

A lição bíblica com o ir Aurélio Jr. 


O ir Leonaldo numa palavra final. 

Deixando o Marcos no Sítio São Bento de Baixo.
Da esquerda para a direita:
Breno, Kelly, Aurélio Jr, Marcos, Aurélio Silva. 

Os caminhos na Serra! 

O ir Aurélio Silva dirigindo o culto. 


Pregação [Jo 8.12] com o ir Leonaldo.



**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 05 de maio de 2012



Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

Sem a graça de Deus, o que seria de nós? Quais seriam nossas reações diante destes dias maus que passamos? Como descansaríamos? Como estaríamos seguros? Por isso, louvado seja nosso Deus por nos permitir, nesta graça, experimentarmos a genuína segurança e regozijo na salvação que nos foi dada [Sl 13.5]. Aos irmãos, graça e paz.

Por essa graça, a EB ocorreu normalmente. Na classe das crianças até 11 anos a Ir Válquia continuou o estudo dos patriarcas em Gênesis. Na classe dos adolescentes, dando continuidade ao estudo da História da Esperança, vimos sobre a expulsão do homem e sua mulher do jardim do Éden [Gn 3.22-24] (Lição 9), enfatizando quão destrutiva foi a conseqüência do pecado de Adão para toda a humanidade [Rm 5.12]. Pedimos suas orações por Andresa e Carliane, que tem participado assiduamente da classe dos adolescentes. Orem também pelas crianças, em especial o Lucas, o Gilbergson e a Alânia, que não tem vindo às programações já há algum tempo.
À tarde, tivemos o discipulado com as Irs Isabel e Jamille. Também participaram a Sra Imaculada e a Kelly. Terminamos a lição 3 do Caminho para a Alegria, onde pudemos aprender sobre a garantia [1 Jo 5.11-13] e a segurança da salvação para o crente [Jo 10.27-30]. Pedimos suas orações para o crescimento espiritual das irmãs Isabel, Jamille e Kelly, bem como pela salvação da Sra Imaculada.
Após o discipulado, realizamos o que seria a última visita à família do Sr Rafael. Estavam presente o Sr Rafael e sua esposa Cláudia, que receberam a mim e a minha esposa muito bem. Na ocasião, falamos sobre a fé salvadora [Ef 2.8-9] e a vida eterna [Jo 11.21-26]. Pedimos suas orações pois o casal confessou que as mensagens impactaram nas suas vidas, e até a Sra Cláudia pediu para orar no final da reunião. Nisto, perguntamos ao casal se os mesmos queriam um estudo mais detalhado – e a resposta foi sim! Iremos, portanto, no próximo sábado, iniciar o estudo da História da Esperança e posteriormente O Caminho para a Alegria com o casal. Prevemos que levaremos em torno de 4 meses para expor todas as mensagens. Orem pela salvação deste casal! Peço também suas orações quanto ao sr Sérgio, que iremos realizar a primeira visita no próximo sábado, dia 12.
À noite não tivemos o culto, pois hoje foi dia da reunião das senhoras, sob a direção da Ir Válquia. A reunião foi realizada na casa da Sra Távia, onde esteve presente um bom número de senhoras. Pedimos suas orações por este ministério com as senhoras do Sítio, que tem sido ministrado pela Ir Válquia já há alguns anos.

Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].



Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.



Abertura da EB com a Ir Válquia. 




Arthur recitando um versículo decorado. 




Cantando com as crianças - A mulher de Ló... 

... Virou uma estátua de sal! 


Na classe dos adolescentes. 



A visita evangelística na casa do sr Rafael. 

A reunião das senhoras com a Ir Válquia, na casa da sra Távia. 




Até a próxima semana!


**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 28 de abril de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10


Os dias, de fato, são maus. Vivemos dias de imediatismo onde estamos imersos em diversas e até inúmeras atividades seculares. Também, temos que ter tempo para a família, os estudos e o lazer. Seria hipocrisia não reconhecer que, diante de um tempo tão preenchido, nossa natureza pecaminosa nos inclina a deixarmos a glória de Deus para o último lugar no nosso dia-a-dia. Os dias são, de fato, maus! Portanto, temos que remir nosso tempo, resgatando-o do sufoco que vivemos diariamente [Ef 5.16]. Senhor nos dê sabedoria, ânimo e coragem, para que, independentemente das nossas atividades seculares diárias, resgatemos e dediquemos nosso tempo a Ti – para a Tua glória [Mt 6.33]! Aos irmãos, graça e paz.
Hoje, a EB não contou com a minha presença visto que tive que ir a uma aula prática de evangelismo no SIBIMA em Fortaleza. Nisto, a Ir Leilane assumiu a classe dos adolescentes na minha ausência, e levou o estudo sobre a ineficácia da atitude humana em tentar cobrir seus pecados com sua própria justiça [Gn 3.7], continuando o estudo da História da Esperança. A Ir Válquia ficou com as crianças, onde prosseguiu com as lições sobre os patriarcas em Gênesis. Retornei ao Sítio às 11:30h.
À tarde, devido o tempo limitado que tínhamos disponível, devido minha ida à Fortaleza, optamos por não realizar o discipulado. As irmãs, então, aproveitaram o tempo para dedicarem-se à preparação da entrega dos diplomas das crianças que concluíram a 1ª Série do curso Investigadores da Bíblia. A entrega foi realizada no culto. Estiveram envolvidas na preparação as Irs Válquia, Leilane, Isabel e Sandra. Também, a família do Sr Rafael não estava no Sitio, o que nos impossibilitou a realização da visita evangelística. Também, as irmãs resolveram preparar algo para comemorar o aniversário da Ir Leilane (18/04).
À noite, o culto ocorreu normalmente, onde tivemos uma boa assistência. Também, alguns pais das crianças que iriam receber o diploma dos Investigadores da Bíblia estiveram presentes. A entrega dos diplomas foi coordenada pelas Irs Válquia e Leilane. Receberam os diplomas: Evandro, Cleiton, Gilbergson, Kelly, Artur, Nicolle, Natanael, Breno, Cleidson e o Marcos. Depois, as crianças entregaram, juntas, uma pequena lembrança de aniversário para a Ir Leilane. Foi um tempo muito agradável para a glória de Deus.
Ainda no culto, fizemos a exposição de Jo 8.12, enfatizando a necessidade dos pecadores correrem para a Luz, que é Jesus! O mundo jaz nas trevas e na cegueira espiritual [2Co 4.3-4]. Os pecadores, portanto, precisam reconhecer isto e clamar pela Luz de Jesus, seguindo-O. Como aplicação, falamos do exemplo do cego Bartimeu, que reconhecendo sua incapacidade física e cegueira espiritual clamou a Jesus por misericórdia [Mc 10.46-52], e a encontrou!
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

O culto. 

As crianças apresentando um especial. 

As crianças levando um presente p/ a Ir Leilane. 

Um abraço na Ir Leilane. 

A entrega dos diplomas do curso Investigadores da Bíblia:
Evandro. 

Cleiton. 

Arthur. 

Kelly. 

Marcos. 

Natanael. 

Breno. 

Cleidson. 

Nicole. 

Até a próxima semana! 






*********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 21 de abril de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10


Na semana passada tivemos grande alegria em receber muitos visitantes no culto de mocidade. Pedimos suas orações, pois a Mocidade Bereiana está programando vir sempre no último sábado do mês para realizarmos, juntos, este trabalho com os jovens do Sítio, que são, visivelmente, carentes de um trabalho direcionado a eles. Isto nos tem sido grande incentivo para prosseguirmos seguindo adiante, sem olhar pra trás [Lc 9.62], e para intensificarmos com contentamento o trabalho, de acordo com nossas possibilidades e limitações [2Co 8.12].
Pela manhã a EB ocorreu normalmente. As crianças ficaram com a Miss Válquia, enquanto que os adolescentes comigo. A Miss Válquia prosseguiu com o estudo da vida dos patriarcas no livro de Gênesis. Na sala dos adolescentes terminamos a lição sobre o Começo do Pecado Humano (História da Esperança). Creio que nosso Deus tem um plano na vida destas crianças e adolescentes que tem ouvido sua Palavra. Creio que a Palavra pregada não voltará vazia, mas agirá no coração destas crianças e adolescentes [Rm 1.16], conforme o propósito soberano de Deus na vida de cada um [Is 55.11]. Por isso, convoco os irmãos a orarmos juntos por este propósito.
Durante a tarde, o discipulado com as Irs Isabel, Jamille e Kelly, com o Breno e a sra Imaculada ocorreu normalmente. Nesta ocasião começamos a ver sobre a segurança da salvação dos que se arrependeram de seus pecados e se converteram a Cristo. Depois, prosseguimos com a terceira visita evangelística na casa do sr Rafael e família, onde estavam presentes, mais uma vez, sua esposa (a sra Cláudia) e a sua filha (a Rafaela). Pedimos suas orações pela salvação desta família. Pedimos também suas orações, pois iremos mudar nosso método de evangelismo. Até aqui, estávamos realizando apenas quatro visitas em cada lar; porém, a partir do mês de maio, iniciaremos a realização de um estudo mais aprofundado em cada família visitada, onde iremos ver todo o conteúdo da História da Esperança e do Caminho para a Alegria em 17 visitas. Desta forma, cada estudo, em cada família visitada, durará em torno de quatro meses. O objetivo é criarmos laços de amizade mais profunda com cada família do Sitio, e ensinarmos um conteúdo mais consistente da Palavra de Deus, na tentativa de ganharmos um por um. Peço que orem para que o Espírito Santo realize a obra de salvação das famílias que serão visitadas.
À noite o culto ocorreu normalmente, onde fizemos a exposição de Jo 8.1-11, que traz o relato do encontro do Senhor Jesus com a mulher apanhada em adultério. Enfatizamos, na mensagem, a realidade do pecado cometido pela mulher [Jo 8.3], bem como a perversidade e hipocrisia demonstradas pelos que a acusavam [Jo 8.9]. Concluímos a mensagem mostrando o gracioso chamado para o arrependimento e a conversão, feito pelo Senhor à mulher [Jo 8.11].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].



Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

Nossa EB hoje. 

Os irmãos Cleidson e Kailany. 

Nossa aula de discipulado.
Da Esquerda para a Direita:
Isabel, Breno, Imaculada, Kelly, Jamille e Leonaldo. 

A Visita Evangelística na casa do Sr Rafael.
Da Esquerda para a Direita:
Leonaldo, Válquia, Rafael, Cláudia, Rafaela e Sandra.

Nosso culto à noite. 

Até a próxima semana!





*********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 14 de abril de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

A partir deste relatório reduziremos a quantidade de páginas para facilitar a leitura, impressão e divulgação por parte dos irmãos. Porém, peço que não cessem de orar por este trabalho, para que haja crescimento qualitativo espiritual. As outras coisas, Deus acrescentará [Mt 6.33]! Não cessem de orar pela Ir Válquia Correia, que labuta diariamente no trabalho de alfabetização e evangelização das crianças do Sítio, bem como no contato com os pais. Não cessem de orar por mim e minha família, para que, juntos, estejamos sempre prontos para proclamar a Palavra de Deus nos sábados, aqui, no Sítio, através da EB, das visitas, discipulado e cultos [Jo 15.5]. Orem por nós irmãos [Ef 6.9]! Aliás, este é o principal objetivo deste relatório: tão somente convidar os irmãos a orarem conosco para que Deus seja glorificado neste lugar [Is 52.10].
E hoje, foi um dia especial, pois fomos visitados pela Mocidade da IBR Bereiana, e pelo Miss Ronaldo Fernandes e sua esposa Talita (Ministérios Multiculturais Maranata - Timor Leste). Porém, permitam-me, primeiramente, relatar sobre a EB que ocorreu normalmente. Lá, a Ir Leilane fez uma revisão sobre o que já foi visto sobre a vida dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Peço suas orações para que a Palavra de Deus esteja transformando a vida das crianças que assistem à EB. Orem também para que a vida das crianças que já se converteram a Cristo influencie suas famílias.
À tarde, a Mocidade Bereiana realizou uma Pesquisa Evangelística no Sítio. Eles conseguiram visitar 21 casas, em 2 horas, onde fizeram, em cada casa, 25 perguntas sobre: Deus; o homem; o pecado; a morte; Jesus; a cruz; a fé e a vida. Este é um método evangelístico que conheci no curso de Missiologia neste semestre (no SIBIMA), e que contribui para que o evangelista possa chegar perto, e conquistar a amizade e a confiança de pessoas que não tem contato com a Igreja. Ao mesmo tempo, o método é um evangelismo relâmpago, pois a pessoa entrevistada fica com uma cópia do formulário da entrevista, que contém no verso as respostas bíblicas para cada pergunta. Peço que orem para alcançarmos todas as casas do Sítio com esta Pesquisa, e que as portas das casas entrevistadas se abram para estudos bíblicos posteriores.
Enquanto isto, fomos (eu e a Ir Leilane) à segunda visita evangelística na casa do Sr Rafael. Estavam presentes além do Sr Rafael: sua esposa Cláudia e a sua filha Rafaela. Na ocasião, pregamos sobre o pecado e a morte [Gn 3.1-8, Rm 3.23, Rm 5.12, Rm 6.23]. Pedimos a oração dos irmãos para que esta família entenda as mensagens, creia no evangelho, e seja salva.
À noite, realizamos um culto de Mocidade, dirigido pela Mocidade Bereiana. Tivemos uma boa assistência, tanto de jovens, como de adultos – louvado seja Deus por isso! A mensagem ficou a cargo do Miss Ronaldo, que exortou os presentes a lembrarem do Criador nos dias da sua mocidade [Ec 12.1]. Ao final, a Mocidade Bereiana dirigiu várias dinâmicas com os jovens do Sítio.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

A EB pela manhã. 


O almoço servido aos visitantes:
A Mocidade Bereiana, o Miss Ronaldo e esposa. 


A Ir Sandra. 

A Ir Isabel e seu filho - o Ir Arthur.

As Irs Márcia e Jeane (IBR Bereiana). 

A Ir Válquia. 


O Lucas conduzindo o seu cavalo. 

Eu e o Ir Ronaldo dando instruções à Mocidade Bereiana quanto à realização da Pesquisa Evangelística.
Fizemos uma simulação de uma entrevista. 


A saída para a Pesquisa Evangelística. 


O Ir Júnior (IBR Bereiana) dirigindo o culto. 

A Mocidade Bereiana apresentando um especial cantado. 

Tivemos uma boa assistência - glória a Deus!

A Ir Amanda apresentando um hino de sua autoria. 

A pregação com o Ir Ronaldo. 

Após o culto, a Mocidade Bereiana dirigiu várias dinâmicas com os jovens do Sítio.
Foi muito divertido! 


Breno, eu e o Evandro. 

Mais dinâmicas com os jovens. 

As Irs Talita, Isabel, Kelly e Leilane. 

 O Ir Ronaldo, o Sr Cézar e eu.

As Irs Talita, Válquia, Leilane e Isabel.
Comunhão depois do culto. 

Muita alegria depois de termos uma programação tão abençoada por Deus! 

Preparando-se para o retorno para Fortaleza, no domingo pela manhã. 

Até a próxima semana!

**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 07 de abril de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

Há mais ou menos 3.400 anos, nosso Deus mostrou sua graça para com os filhos de Jacó, que na época amargavam dura escravidão sob a nação egípcia [Ex 3.7], determinando-lhes o dia da libertação. Que maravilhosa graça demonstrada naquela ocasião! Graciosamente, o Senhor instituiu a Páscoa [Ex 12.1-24], para que os filhos de Jacó fossem poupados na passagem do anjo destruidor, que iria ceifar a vida de todos os primogênitos do Egito. Esta ocasião foi uma figura do sofrimento do Senhor, que iria entregar o seu corpo sem pecado [Ex 12.5-6, Jo 1.29], nos substituindo na cruz [1Pe 3.18]. Foi esta morte que nos redimiu do amargor do pecado, bem como de seu domínio [Ex 12.8, 1Co 5.7-8]. E mais do que isto, o Senhor Jesus triunfou sobre a morte; Ele ressuscitou [Jo 10.18], garantindo a vida eterna aos que crêem nEle [Jo 6.39, Jo 11.25, Hb 11.28] – Aleluia! Neste sábado, lembramos isto às 7 crianças presentes na EB.
Devido ao feriado algumas crianças viajaram. Também, este foi o motivo para não realizarmos hoje a EBJ, pois estava presente, somente, a Ir Jamille. Também, a Ir Válquia e a minha esposa Sandra não estavam no Sítio hoje, pois foram para a cidade de Eusébio participar do Congresso das Sociedades Femininas das Igrejas Batistas Regulares do Ceará.
Devido a ausência da minha esposa, por conveniência, não realizamos hoje o discipulado, visto termos 2 alunas casadas. Nisto, seguimos (eu e a Ir Leilane) para a nossa primeira visita evangelística na casa do Sr Rafael e sua esposa, a Sra Cláudia. Estava presente também a filha adolescente do casal. Nos acompanharam na visita, os Irmãos Flávio e Abdias da IBR Bereiana. Na ocasião, falamos sobre a importância do homem perceber a santidade de Deus [Is 6.1-3], a fim de se reconhecer como pecador e perdido [Is 6.5]. Aí lançamos a pergunta: “Como é que nós, pecadores, podemos agradar a um Deus Santo e Perfeito?”. A resposta bíblica é simples e direta: através da fé [Hb 11.6]. Agradecemos a Deus por mais esta casa que Ele nos concede para evangelizar.
Realizamos o culto às 17:30h. Devido a semana da Páscoa, hoje não vimos a continuação da exposição do evangelho de João. Em vez disto, fizemos uma exposição sobre a instituição da Páscoa [Ex 12.1-51], falando sobre simbolismo relativo ao Senhor [Jo 1.29], bem como sobre sua obra de redenção.
Estávamos pedindo oração para que, a partir deste mês, pudéssemos ampliar os trabalhos para os domingos. Porém, peço que continuem orando, pois devido o fato de a minha Igreja (IBR Bereiana) estar sem pastor, é necessário a minha presença nos domingos para auxiliar nas pregações. Portanto, não será possível ampliarmos os trabalhos para os domingos neste momento. Peço que orem para que o Senhor mande um pastor para a Bereiana no tempo certo, para que seja propício nos dedicarmos mais ao trabalho no Sítio São Bento.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente,


Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.











*********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 31 de março de 2012  

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

O que o Senhor Jesus espera de um discípulo? Ao meditar em um dos textos da grande comissão, vi que uma resposta razoável seria: guardar todas as coisas que Ele tem ordenado [Mt 28.20]. Ao contrário do que pensam muitos cristãos nominais, o crente não tem o direito de negligenciar deliberadamente áreas de sua vida no serviço ao seu Mestre. O Senhor quer discípulos que guardam todas as coisas; discípulos aprovados, praticantes da fé professada, perseverantes e que se esforçam a serem em nada deficientes [2Tm 2.15, Tg 1.2-4]. Louvado seja o Senhor pelo que nos exorta a vivermos em justiça!
E louvando mais ainda, o Senhor nos concedeu a realização da nossa 6ª EBJ, nesta manhã de sábado. Continuando o estudo em A História da Esperança, vimos sobre o começo do pecado humano [Gn 3.1-6], e como a natureza pecaminosa adquirida por Adão passou a todos os homens [Rm 5.12]. Já a EB com as crianças, ficou a cargo da Ir Leilane, que falou sobre o verdadeiro sentido da Páscoa [1Co 15.3-4].
À tarde, continuamos o discipulado com as Irs Isabel e Jamille. Não estiveram presentes o Breno, que estava viajando com os pais; e a Kelly; que está se recuperando de dengue. Porém ganhamos uma nova aluna: a sra Imaculada, mãe da Ir Jamille. Na ocasião, revisamos a 1ª lição do Caminho para a Alegria, visto a presença da nossa nova aluna. Na próxima semana, prosseguiremos com 3ª lição.
Logo depois, fizemos (Eu, e as Irs Sandra, Válquia e Leilane) a última visita evangelística na casa do Sr Azarias, onde falamos sobre a promessa da vida eterna [Jo 11.25-26] àqueles que creram em Cristo [At 3.19; At 16.31; Ef 2.8-9; Tt 3.5]. Estavam presentes toda a família (sr Azarias, Sra Eurides, Eusélia e a Cintia) e uma visitante (a sra Francisca), parente do casal. Pedimos especialmente pelo sr Azarias, que já fez uma decisão por Cristo no passado, porém não permaneceu firme. Meu desejo é que, nestas visitas que fizemos, ele e sua família, realmente tenham entendido sobre a necessidade do arrependimento e da conversão a Cristo, como comentou bem a Ir Válquia no final do estudo. No final, lançamos o convite para comparecerem ao culto.
Fizemos hoje a experiência de realizar o culto mais cedo, às 17:30h. O sr Azarias atendeu ao nosso convite e nos deu a alegria de estar presente. Na ocasião, terminamos a exposição do Capítulo 7 do evangelho de João, desta vez nos versículos de 25 a 53, e vimos o impacto do evangelho pregado por Jesus sobre as multidões [Jo 7.25-27; 7.30-32; 7.40-44] e a resposta do Senhor frente a credulidade de uns e a incredulidade de outros [Jo 7.28-29; 7.33-34]. Finalizamos proclamando o convite de Cristo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” [Jo 7.37-39].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente,



Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

 A EB. Classe de crianças com a Ir Leilane.



A EB. Classe de adolescentes e jovens. 

Atividades no final da EB. 

Deixando as crianças em casa. 

Kailane, Ester, Nicole e Marcos. 

Olha só a fonte que tem perto da casa do Marcos! 

O discipulado.
Eu, Válquia, Isabel, Sandra, Leilane e Imaculada. 

A última Visita Evangelística na casa do Sr Azarias. 

O culto à noite. 





**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 24 de março de 2012  




Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10


O chamado do crente ao serviço na igreja local, ou de forma específica ao ministério pastoral ou missionário, é parte da maravilhosa e incomparável graça de Deus em nossas vidas [Ef 2.10, Ef 4.11]. O chamado é para o serviço e não para o domínio sobre outros irmãos ou sobre o rebanho [Mt 20.25-27]. O chamado é para imitarmos ao nosso Senhor [Mt 20.28] e contribuir com o aperfeiçoamento dos santos e a edificação do corpo de Cristo [Ef 4.12]. Eu pergunto: Há algo melhor do que isto irmãos?
Neste espírito, estamos aqui para servir! E logo pela manhã tivemos a nossa 5ª EBJ. Estiveram presentes a Jamille, o Cleiton, a Anderza e a Evanúcia. Também, participaram da aula a Ir Jeane (IBR Bereiana) e a Ir Sandra. O assunto hoje foi sobre a queda de Lucifer (4ª lição da História da Esperança), onde exploramos textos do livro de Jó [Jó 1.6] e dos profetas Isaias [Is 14.12-20] e Ezequiel [Ez 28.12-19]. Na EB, a Ir Válquia revisou as lições sobre a vida dos patriarcas de Abraão, Isaque e Jacó [Gn 12 a Gn 28], fazendo perguntas às crianças que se alegravam em responder. Louvamos a Deus pela assiduidade das crianças e dos adolescentes na EB e EBJ, respectivamente.
À tarde, retornamos o discipulado com as Irs Isabel, Jamille e o Breno. Na ocasião, tivemos uma aula de evangelismo baseada nos 8 passos da morte para a Vida, conforme o Caminho para a Alegria. Foi uma aula muito proveitosa, onde enfatizei aos irmãos que devemos levar o discipulado a sério. Não estamos aprendendo à toa, nem o discipulado é fácil [Mt 16.24]! O discípulo de Cristo tem que ter compromisso com Cristo! O discípulo é constante e disposto a testemunhar Cristo [1Co 15.58, At 1.8], inclusive neste momento de aprendizado.
Logo depois, realizamos nossa 3ª visita evangelística na casa do Sr Azarias, onde falamos a respeito da obra redentora de Cristo – como carregou sobre Si os nossos pecados [Is 53]. Por isso somente Ele é apto a ser o Caminho para a salvação do pecador [Jo 14.6]. A única opção para o pecador é crer em Cristo [Jo 3.16], arrependendo-se de seus pecados e convertendo-se a Ele [At 3.19]. No próximo sábado será nossa última visita.
No culto à noite prosseguimos com a exposição do Evangelho de João, desta vez iniciando o capítulo 7 [Jo 7.1-24], onde começamos a mostrar a intensificação da rejeição das autoridades judaicas e do povo judeu comum ao evangelho pregado pelo Senhor [Jo 7.1; 7.2-5; 7.20]. O culto foi dirigido pelo Ir Júnior (IBR Bereiana), que veio conosco de Fortaleza, juntamente com a Ir Jeane, participar dos trabalhos neste dia.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pelo reinício das aulas de aufabetização ministradas pela ir Válquia durante a semana;
§     Pela realização da nossa quinta aula da EBJ, hoje. Pedimos especialmente por Evanúcia e Andreza, para que continuem tendo interesse em assistir as aulas;
§     Pelo discipulado das irmãs Isabel e Jamille, e o interesse do Breno e da Kelly em participar;
§     Pela boa recepção na casa do Sr Azarias;
§     Pelas crianças que estão se mostrando empenhadas em serem assíduas à EB, e a fazer o curso Investigadores da Bíblia;
Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho, em especial pelo Lucas e pela Evânia (para que estejam mais interessados em vir à EB);
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pela conversão do Sr. Azarias Correia e família (a Sra Eurides e as filhas Eusélia e Cíntia);
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Pela vinda de mais jovens à EBJ, e mais crianças à EB, todos os sábados;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento;

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)

A Ir Válquia na abertura da EB e EBJ. 

Louvando a Deus. 



Uma pausa para o almoço! 


O discipulado.
Da esquerda para a direita: eu, Breno, Isabel, Jamille e Júnior. 

O evangelismo na casa do Sr Azarias.
Da esquerda para a direita: Sra Eurides, Ir Válquia, Ir Sandra e eu. 

O evangelismo na casa do Sr Azarias.
Da esquerda para a direita: Ir Jeane, Cíntia e o Sr Azarias. 

Júnior dirigindo o culto. 

As irmãs louvando a Deus. 

Até a próxima semana!






*********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 17 de março de 2012  




Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

Os romanos, nos tempos da antiguidade, tinham o cruel costume de acorrentar um cadáver a um condenado, para que o mesmo o carregasse por tempo indeterminado, muitas vezes até a morte. Nós, na qualidade de pecadores, carregamos o fardo de nossa natureza pecaminosa, que na maioria dos nossos momentos, parece algo como um cadáver em putrefação acorrentado à nossas costas. Quem nos livrará do corpo desta morte [Rm 7.24]? De fato, o pecado é um fardo muito pesado, e muitas vezes nos sentimos incapazes de suportar o peso. Porém, o Senhor renova nossas forças ao confiarmos nele [Is 40.31, Mt 11.28-30], e nos faz prosseguir para o alvo, o prêmio da soberana vocação em Cristo [Fp 3.14].
Por isso, louvamos a Deus por esta manhã de sábado, pela realização da 4ª EBJ, onde tivemos a visita de duas jovens que participaram da 1ª programação, no dia 25 de fevereiro (a Andreza e a Ederlúcia). Prosseguimos com o estudo da História da Esperança, desta vez expondo a 3ª lição, referente à criação do homem [Gn 1.26-31; 2.7-25]. Foi muito proveitoso o tempo, onde aproveitamos para falar sobre namoro e casamento, um tema tão mal entendido pelos jovens dos nossos dias, o que os leva, na maioria das vezes, a pecar contra o que o Senhor estabeleceu quando da criação do homem e da mulher.
Paralelamente à EBJ, a Ir Leilane prosseguiu com a EB das crianças, onde o tema que seria exposto era sobre a benção que Jacó recebeu de Isaque. Porém, as crianças começaram a perguntar sobre os dinossauros, se realmente eles existiram, se Deus os criou, e como eles desapareceram. Aí a Ir Leilane se viu obrigada a falar sobre a criação. Como é bom saber que as crianças, mesmo com pouquíssima idade, estão se interessando a saber o que a Bíblia diz a respeito de determinados assuntos. Glória a Deus!
A Ir Isabel estava com uma virose, o que nos fez decidir que não iríamos realizar a aula de discipulado hoje, juntamente com a Ir Jamille e o Breno, para não haver desencontro de conteúdo.
Fomos então à visita evangelística na casa do Sr Azarias Correia, onde falamos do evangelho a ele e a sua família. Estavam presentes mais uma vez, sua esposa (a Sra Eurides) e suas duas filhas (a Sra Eusélia e a Sta Cíntia). O assunto que levamos desta vez foi sobre o pecado e a morte, onde falamos da queda do homem [Gn 3], e da conseqüência sobre toda a humanidade [Rm 5.12; 3.23; 6.23; Ef 2.1-3]. Nisto, enfatizamos a condição deles como pecadores, confrontando-os com o padrão de justiça exigido por Deus [Ex 20.1-17]. Pedimos oração pela salvação desta família.
No culto à noite prosseguimos com a exposição do Evangelho de João, desta vez finalizando o capítulo 6 (versículos de 41 a 71).
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Servindo ao Senhor no Sítio São Bento, Redenção

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pela realização da nossa quarta aula da EBJ, hoje. Pela participação assídua da Gabrielle, Jamille e Cleiton. Pela visita da Andressa e da Ederlúcia;
§     Pelo discipulado das irmãs Isabel, Jamille e Kelly. Agradecemos pelo interesse demonstrado pelo Breno em participar;
§     Pelas crianças que estão se mostrando empenhadas em serem assíduas à EB, e a fazer o curso Investigadores da Bíblia;
Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho, em especial pelo Lucas (para que esteja mais interessado em aprender na EB, e por transformação de vida);
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pela conversão do Sr. Azarias Correia e família (a Sra Eurides e as filhas Eusélia e Cíntia);
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Pela vinda de mais jovens à EBJ, todos os sábados;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento;

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)
A sala da EBJ, hoje.

Momento de descontração durante a EB. 

Leilane e a EB

 
 
Ester e Gilbergson mostrando as atividades. 

A hora do lanche. 

Arthur estava com fome! 

Marcos, Breno e Cleidson. 

Arroz, feijão, frango e farofa - muito bom! 


A nossa visita evangelística á familia do Sr Azarias Correia. 

O culto à noite.
Até a próxima semana!




**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 10 de março de 2012 



Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

Hoje, na EBJ, tivemos a presença de apenas 3 adolescentes, que já eram alunos da EB. Acredito que a falta da maioria dos adolescentes que vieram à primeira e segunda programações, se deu devido à chuva forte que caiu aqui no Sítio desde à madrugada de hoje, o que dificulta a locomoção a pé através dos lamaçais que se formam pelo caminho. Porém, louvamos a Deus a presença da Jamille, do Cleiton e da Tainara, que puderam aprender a respeito da criação [Gn 1.2-25] – a lição 2 de “A História da Esperança”. Não temos certeza se os adolescentes que vieram nas primeira e segunda programações virão nas próximas, porém louvo a Deus por Jamille, Cleiton e minha filha Gabrielle, que tem demonstrado interesse em aprender nas EBJs. Peço porém que lembrem de orar pelos outros 7 adolescentes que vieram nas primeiras programações, para que tenham interesse em aprender mais sobre a Bíblia.
A EB com as crianças prosseguiu normalmente, sendo dirigida mais uma vez pela Ir Válquia, que continuou a mensagem dada na semana passada a respeito da vida de Isaque. Devido também a forte chuva que caiu hoje, tivemos a presença de apenas 7 crianças, porém, o tempo foi muito bom. Sempre é bom servir ao Senhor ensinando a sua Palavra, independentemente da quantidade de pessoas que estão a escutar [2Tm 4.2].
À tarde prosseguimos com o discipulado das irmãs Isabel, Jamille. A Kelly e o Breno também estiveram presentes. Tivemos uma surpresa com a chegada de Cleiton, Evandro, Cleidson e Kailane, para participarem também do estudo. Louvamos a Deus pois, se os adultos não tem demonstrado tanto interesse em aprender a respeito da Palavra de Deus, as crianças tem demonstrado isso. Pedimos suas orações.
Depois do discipulado tivemos a nossa primeira visita na casa do Sr Azarias, irmão da Ir Válquia. Foi um tempo muito bom, onde pudemos inaugurar um método baseado no livro “A História da Esperança”, que enumera 8 passos que conduzem o homem a Deus. Nesta primeira visita vimos os dois primeiros passos, ou seja: quem é Deus e quem é o homem. Prosseguiremos com mais 3 visitas onde exporemos os 6 passos restantes, 2 passos em cada visita. Participaram do estudo evangelístico, além do Sr Azarias, a sua esposa e sua filha mais nova. Peço suas orações por esta família.
À noite tivemos nosso culto, que ocorreu normalmente. Também, devido às chuvas que atrapalham a locomoção a pé no Sítio, não tivemos a presença de visitantes descrentes. Na ocasião, expomos o capítulo 6 de João, dos versículos de 22 a 40, dando ênfase à soberania de Deus na nossa salvação [Jo 6.37], fato que nos assegura segurança total [Jo 6.39-40].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Servindo ao Senhor no Sítio São Bento, Redenção

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pela realização da nossa terceira aula da EBJ, hoje;
§     Pelo discipulado das irmãs Isabel, Jamille e Kelly. Agradecemos pelo interesse demonstrado pelo Breno em participar, e das demais crianças que vieram ao discipulado hoje;
§     Pelas crianças que estão se mostrando empenhadas em fazer o curso Investigadores da Bíblia;
Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho, em especial pelo Lucas (para que esteja mais interessado em aprender na EB, e por transformação de vida);
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pela conversão do Sr. Azarias Correia e família;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Pela assiduidade dos jovens à EBJ, todos os sábados;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento;

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)

A EB com a Ir Válquia. 


Deixando as crianças em casa, na chuva. 

O culto à noite. Só estiveram presentes neste dia, eu, Sandra, Válquia e Isabel. Glória a Deus!







**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 03 de março de 2012



Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

Louvamos a Deus, que tem intensificado o trabalho aqui no Sítio, e nos dado a alegria de transmitir a sua Palavra para muitas pessoas, principalmente as crianças. De fato, as crianças tem demonstrado mais receptividade à Palavra do que os adultos, o que tem nos levado a orar, para que o Senhor as façam os futuros membros e líderes da Igreja a se formar aqui, se assim for a vontade dEle. Porém, também não deixamos de investir nos adultos, mesmo que muitas vezes seja desanimador ouvir os “vou ver se posso...” diante de nossos convites aos cultos e/ou quanto ao Curso Fonte de Luz.
Prosseguindo com o trabalho, hoje tivemos a nossa segunda EBJ, onde tivemos a presença de 4 adolescentes do Sítio e 1 visitante (o Ir. Aurélio Júnior, que nos acompanhou no trabalho neste sábado). Na mensagem, abordamos o tema: “Quem é Deus”. Mostramos aos adolescentes que, como Deus criou tudo no princípio, Ele sempre existiu, não tendo início nem fim de dias [Gn 1.1, Sl 90.2, Ap 22.13].
A EB com as crianças ficou com a Ir. Válquia, que contou às crianças a história de Isaque desde o seu nascimento, segundo a promessa feita a seu pai Abraão [Gn 17.19], até o seu casamento com a jovem Rebeca [Gn 24.67]. Agradecemos a Deus a presença assídua das 13 crianças que sempre vem à EB.
À tarde continuamos com o discipulado das Irs Isabel, Jamille e Kely, sendo que hoje vimos a lição 2 do Caminho para a Alegria, que lista 10 pontos cronológicos importantes do Novo Testamento. O Breno, uma das crianças que frequentam a EB, nos disse que queria participar das aulas. Agradecemos a Deus, pelo excelente material que Ele nos providenciou para estas aulas. Orem para que as irmãs que estão participando cresçam em conhecimento e compromisso com a Palavra que aprenderão.
Depois do discipulado, fomos na casa do Sr. Azarias Correia, irmão da Ir Válquia, marcar a nossa primeira visita evangelística, que será no próximo sábado. Pedimos suas orações por ele e sua família, para que recebam o evangelho, creiam, e sejam salvos.
Hoje não tivemos culto à noite, pois foi dia de Sociedade Feminina. A programação ficou sob a direção da Ir Válquia. A mensagem às senhoras foi ministrada por minha esposa (Sandra), que falou às presentes sobre a importância dos pecadores amar a Deus acima de tudo, assumindo um compromisso firme com Ele [Mt 10.37]. A Sandra também fez algumas aplicações disto em relação ao compromisso da mulher no ceio familiar [Pv 31.10-31]. Contamos também com a presença da Ir Jeane (IBR Bereiana) que nos honrou com sua presença na programação.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].


Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões, IBR Bereiana
Servindo ao Senhor no Sítio São Bento, Redenção

Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Ir Válquia Correia;
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes, Sandra Maria G. S. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pela realização da nossa segunda aula da EBJ, hoje;
§     Pela realização da Sociedade Feminina;
§     Pelo discipulado das irmãs Isabel, Jamille e Kelly. Agradecemos pelo interesse demonstrado pelo Breno em participar;
§     Pelas crianças que estão se mostrando empenhadas em fazer o curso Investigadores da Bíblia;
Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho, em especial pelo Lucas (para que esteja mais interessado em aprender na EB, e por transformação de vida);
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pela nossa primeira visita evangelística na casa do Sr. Azarias Correia;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Pela assiduidade dos jovens à EBJ, todos os sábados;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento;

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)

 A EB, com a irmã Válquia.

 
A EBJ.

 
 
Deixando as crianças em casa. 

O discipulado.

A reunião das senhoras. 


 
 
Até a próxima semana!








**********************************************************************************



Sítio São Bento, Redenção, 25 de fevereiro de 2012


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

É com grande alegria que relato aos irmãos, que hoje às 09:00h realizamos a nossa primeira Escola Bíblica de Jovens (EBJ), onde tivemos a presença de nove adolescentes. Já estávamos orando por isso há alguns meses, e o Senhor nos respondeu trazendo ex-alunos e alunas da irmã Válquia para esta aula introdutória. Falamos aos presentes da época sem igual a qual eles estão vivendo, época esta onde têm a oportunidade de lembrarem-se do Criador [Ec 12.1]. Nas EBJs utilizaremos o material intitulado “A História da Esperança”. Pedimos suas orações por esta nova classe da EB no Sítio São Bento.
Paralelamente, à EBJ, a Ir. Leilane prosseguiu com as crianças na EB, onde tivemos 14 presentes, incluindo a Tainara. Neste relatório coloquei a sua foto. A mensagem levada pela Ir. Leilane contou o testemunho de fé de Abraão, ao obedecer a Deus quando Este pediu o seu único filho, Isaque, a quem ele amava, como holocausto [Gn 22.1-14], e como Deus o abençoou por sua fidelidade [Gn 22.15-18]. Nesta benção, todas as nações, também, serão benditas.
À tarde, prosseguimos com o Discipulado com as Irs. Isabel e Jamille. Na ocasião, resolvemos em comum acordo, que iríamos dar uma pausa no estudo que iniciamos nos distintivos dos Batistas, e iniciar um novo material que adquirimos – “O Caminho para a Alegria”. Tivemos então a nossa primeira aula com este material, por sinal muito bom, onde vimos um resumo da promessa da vinda do Messias, no Velho Testamento. Agradecemos a Deus, pois temos mais uma aluna no discipulado – a irmãzinha Kelly – uma de nossas crianças da EB que se mostrou muito interessada em aprender mais no discipulado. Peço que orem por estas irmãs.
Quanto ao curso Fonte de Luz, as crianças estão se mostrando muito dispostas a aprender mais, lendo e respondendo rapidamente as provinhas dos Investigadores da Bíblia. Estamos esperando todos terminarem esta primeira série, para então entregarmos os diplomas, dando prêmios às três que terminaram primeiro. Pedimos suas orações desde já, pois na ocasião da entrega dos diplomas, queremos fazer uma pequena festa, inclusive convidando os pais para assistirem a premiação. O mesmo empenho, não temos visto por parte dos adultos, que ainda não me entregaram a prova da primeira lição. Peço oração por isso.
À noite, no culto, tivemos a exposição do Capítulo 6 do Evangelho de João, desta vez nos versículos de 15 a 21. Na ocasião, falamos do exemplo dado por Cristo ao dedicar-se à oração [Jo 6.15, Mt 14.23, Mc 6.46], da demonstração de sua divindade ao caminhar por sobre o mar, e do fato de Pedro começar a afundar nas águas por ter tido medo dos ventos. Nisto, aproveitamos a oportunidade para exortar os presentes crentes a permanecerem na doutrina, e os não crentes a olharem para Cristo, e serem salvos [Mt 14.30].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Em anexo, a Carta de Oração e o Relatório Fotográfico.

Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana


Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Missionária Válquia Correia.
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes e Sandra M. G. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pela realização da nossa primeira aula da EBJ, hoje;
§     Utilização do material “O Caminho para a Alegria” no discipulado das irmãs Isabel, Jamille e Kelly;
§     Pelas crianças que estão se mostrando empenhadas em fazer o curso Investigadores da Bíblia;
§     Pela continuação da exposição do Evangelho de João.

Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho, em especial pelo Lucas;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Pela assiduidade dos jovens à EBJ, todos os sábados;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento;

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)

Nossa nova aluna da EB: Tainara. 

Os adolescentes que foram à EBJ. 

   

Atividades na EB.

O culto à noite. 

As crianças apresentam um especial.





**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 18 de fevereiro de 2012



Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

Até o próximo dia 21, multidões estarão mergulhadas na “alegria” do carnaval. Eu diria, não “alegria”, mas uma corrida frenética para a satisfação da carne e dos pensamentos [Ef 2.3]. Isto evidencia bem a posição de inimigo, na qual o homem mantém diante de Deus [Tg 4.4]. Mas, enquanto o mundo está nesta pseudo-alegria, estamos aproveitando o feriado aqui em São Bento, desfrutando momentos agradáveis de comunhão junto com a família do Ir. Valdinez, que também estará aqui conosco até o dia 21. Iremos fazer um pequeno retiro, onde seremos edificados pela Palavra de Deus nos devocionais que faremos: um pela manhã, e um culto à noite.
Hoje, a EB foi especial, afinal, minha filha Ester, de 6 anos, levantou a mão e disse à Ir. Leilane na hora do devocional (sem nem ela perguntar!): “Tia... Tia, eu quero entregar minha vida a Jesus!”. Imaginem a minha alegria! Outro fato importante foi a presença da Tainara, que será nossa nova aluna nos próximos 4 meses. Ela já foi aluna de alfabetização da Ir. Válquia e está passando uma temporada aqui no Sítio. Orem por ela. Eu perdi as fotos que tirei nestes dias, por isso não vou colocar a foto dela neste relatório. Mas com certeza vocês a conhecerão no próximo.
Ainda nesta alegria, à tarde, realizamos um passeio no mirante da Serra (Sítio Boa Vista): eu, minha filha Ester, Jamille, Marcos (filho do Ir. Valdinez), Kelly, Breno e o Artur. O clima estava muito bom e a vista também, pois a serra estava sob neblina. Ao retornar, fomos (eu, as minhas filhas Gabrielle e Ester, Jamille, Marcos, Breno e Artur) distribuir os convites para o primeiro dia da Escola Bíblica de Jovens (EBJ) que iniciará no dia 25 próximo às 09:00h. Iremos utilizar na EBJ um material muito bom: “A História da Esperança”, que narra a promessa do Messias feita no Velho Testamento e o cumprimento desta promessa no Novo Testamento. Orem por isso.
Quanto ao Fonte de Luz, estamos tendo dificuldades com os adultos, que ainda não responderam a primeira lição que deixei com eles. Peço que orem por isso. Porém, as crianças estão indo muito bem – glória a Deus por isso.
À noite, continuamos a exposição do Evangelho de João, revisando o capítulo 5, e iniciando o capítulo 6 até o versículo 14, onde expomos como Jesus demonstrou sua divindade multiplicando os pães e os peixes para distribuir àquela multidão. Tivemos a presença de 4 visitantes não crentes.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].


Em anexo, a Carta de Oração. Não foi possível anexar o Relatório Fotográfico, pois perdi as fotos.

Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana


Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Missionária Válquia Correia.
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes e Sandra M. G. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pelo momento bom de comunhão que tivemos com a família do Ir. Valdinez, e pelo pequeno retiro que realizamos neste feriado;
§     Pela decisão feita pela Ester, de entregar a vida a Cristo;
§     Pela chegada de novos alunos à EB;
§     Pelos passeios que realizamos na serra, durante este feriado;
§     Pelas 15 crianças matriculadas no curso fonte de luz;
§     Pelos 5 adultos (Daminana, Maninho, Távia, Cláudia e Camila), também matriculados no curso fonte de luz, fazendo a série Caminhos de Paz;

Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento;
Pela classe de jovens na EB a iniciar no próximo dia 25 de fevereiro.




**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 11 de fevereiro de 2012


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” Is 52.10

Como é bom ver o quanto o SENHOR estende o seu braço às nações, tornando o seu evangelho conhecido até aos confins da terra! Como é bom ver o SENHOR usando seus servos, guiando-os soberanamente para o progresso do evangelho, nos mais diversos e longínquos lugares. Não sei se posso afirmar que o Sítio São Bento é um desses confins da terra, porém louvo a Deus por Ele estar tornando o evangelho conhecido neste lugar, através do trabalho destes humildes servos que vos subassinam esta carta. Aos irmãos graça e paz.
Hoje pela manhã, Leilane falou às crianças sobre o chamado que Deus fez a Abraão para que este saísse da terra onde morava comodamente (Harã) e fosse para a desconhecida Canaã [Gn 12.1-7], prometida a seus descendentes. Leilane enfatizou a fé de Abraão em confiar no que Deus lhe havia recomendado [Gn 12.4], incluindo na promessa da descendência que Deus lhe iria suscitar [Gn 12.2]. Estiveram presentes 13 crianças, que tem sido assíduas às programações. Pedimos suas orações por 3 crianças que não são assíduas à EB: Luiz Lucas; Lucas Levi e Diohnne. Peçam também ao Senhor pela classe de jovens que iremos iniciar a partir do dia 25 de fevereiro.
À tarde continuamos o discipulado com a irmã Isabel. A irmã Jamille não estava no Sítio neste sábado. Hoje iniciamos o resumo da doutrina Teologia Propriamente Dita. Na próxima semana terminaremos o resumo da doutrina e falaremos de alguns fatos históricos que envolveram a doutrina ao longo dos tempos. Também temos um propósito de incluir no discipulado, a partir do próximo sábado, o estudo com o material O Caminho da Alegria. Desde já, pedimos suas orações para que o Senhor edifique as irmãs Isabel e Jamille através deste humilde discipulado.
Depois do discipulado realizamos a última visita evangelística na casa do Adriano, onde levamos o assunto a respeito do juízo de Deus sobre aqueles que não se arrependerem de seus pecados, convertendo-se a Cristo.
Quanto ao curso Fonte de Luz, estamos com 20 alunos, sendo 15 crianças e 5 adultos. Algumas crianças terminaram a 1ª Série do Investigadores da Bíblia e irão começar no próximo sábado a 2ª Série. Os adultos tem colocado dificuldade em responder o curso, por isso peço suas orações por eles.
À noite, no culto, fizemos um resumo dos capítulos de 1 a 4 do evangelho de João, destacando os pontos mais importantes que foram vistos até aqui, enfatizando a natureza da fé salvadora, que envolve: a crença na divindade de Jesus [Jo 1.1-4]; o recebimento, ou aceitação e submissão ao Seu Senhorio [Jo 1.10-13; Jo 2.5]; o reconhecimento de que Jesus é o único caminho para o perdão dos pecados [Jo 1.29]; certeza da salvação [Jo 4.10] e adoração genuína [Jo 4.23-24].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Em anexo, a Carta de Oração e o Relatório Fotográfico.

Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana


Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Missionária Válquia Correia.
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes e Sandra M. G. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.

CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pelas reuniões mensais de senhoras, sempre no primeiro domingo do mês;
§     Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§     Pela assiduidade das crianças na EB;
§     Pelas 15 crianças matriculadas no curso fonte de luz;
§     Pelos 5 adultos (Daminana, Maninho, Távia, Cláudia e Camila), também matriculados no curso fonte de luz, fazendo a série Caminhos de Paz;
§     Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.

Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§   Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento;
§     Pela classe de jovens na EB a iniciar no próximo dia 25 de fevereiro.
  
RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)

A EB. 


As crianças - sempre alegres! 

Louvando a Deus no Culto.


Pregando a Palavra de Deus - resumo de Jo 1-4. 


O especial das crianças. 


  

Até a próxima semana!

**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 04 de fevereiro de 2012


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

Nesta semana, falando do trabalho do Sítio São Bento a alguns irmãos, notei um certo desapontamento quanto ao número médio de crianças que frequentam a EB e de adultos que assistem aos cultos. Realmente, no ponto de vista humano, é de desapontar viajar quase 140 km (ida e volta) para pregar o evangelho a poucas de pessoas. Porém, quando somos cientes do desejo do nosso Criador em ter o seu Evangelho pregado por toda a parte, até nos locais mais remotos da terra, nos tendo como ferramentas [Is 60.18-19] num local onde vemos que Sua mão nos colocou, direcionando os acontecimentos e nossa vontade, nos revigoramos. Então, independentemente de números, e com o ânimo sempre revigorado pelo Senhor [Sl 31.24], vamos pregar o evangelho até aos locais mais remotos! Aos irmãos, graça e paz.
Hoje pela manhã, o tema levado às crianças na EB foi o testemunho de Ló [Gn 19.1-26] no meio da sociedade corrompida de Sodoma, sendo ministrado pela Ir. Leilane. Tivemos a presença de um grupo de 13 crianças que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a Palavra de Deus – a Quem louvamos, pois este grupo tem sido firme na assiduidade em cada EB. Nosso Senhor tem ouvido nossas orações! Louvamos a Deus também, pois elas têm demonstrado que estão gostando das programações, e muitos até já mudaram seus comportamentos no seio de suas famílias. Isto é motivo para gloriar-nos, não nos nossos próprios feitos ou desempenho, mas no que nosso Deus tem feito através de seu Evangelho [Rm 1.16]. O que somos é apenas ferramentas nas mãos de Deus!
À tarde continuamos o discipulado com a Ir. Isabel e a Jamille, onde terminamos o estudo resumido da doutrina Bibliologia, onde vimos alguns fatos históricos a respeito do Canon das Escrituras e algumas divergências denominacionais a respeito da doutrina. O material que estamos utilizando no discipulado é “Os Distintivos dos Batistas Regulares”.
Após o discipulado, visitei o Adriano. Desta vez eu fui sozinho, visto que minha esposa, a Ir. Leilane e a Miss. Válquia estavam se preparando para a reunião das senhoras. Hoje foi a penúltima visita evangelística ao Adriano, onde expus a respeito da Justiça de Deus, que decreta ao pecador perdido [Ef 2.1-3] um único meio [Jo 14.6] para a salvação – a fé em Cristo Jesus [Rm 3.21-26].
Não realizamos o culto à noite, visto que teve início hoje a reunião mensal das senhoras às 17:00h. Foi motivo de alegria ver a minha esposa (Ir. Sandra), que estava muito bonita por sinal, dirigindo a programação. A mensagem dirigida às senhoras ficou a cargo da Ir. Válquia que exortou as senhoras presentes sobre a importância de exercermos amor ao próximo [Rm 13.8-12]. Estiveram presentes 8 senhoras, sendo 3 ainda não crentes.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Em anexo, a Carta de Oração e o Relatório Fotográfico.

Atenciosamente, Leonaldo da Silva Gomes.



Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Missionária Válquia Correia.
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes e Sandra M. G. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pela retomada das reuniões mensais de senhoras, sempre no primeiro domingo do mês;
§     Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§     Pela assiduidade das crianças na EB;
§     Pelas 13 crianças matriculadas no curso fonte de luz. Três já terminaram a 1ª série do curso Investigadores da Bíblia e iniciarão no próximo sábado a 2ª série;
§     Pelos 5 adultos (Daminana, Maninho, Távia, Cláudia e Camila), também matriculados no curso fonte de luz, fazendo a série Caminhos de Paz;
§     Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite. Próxima semana iremos iniciar o capítulo 6.

Pedidos:
§     Pela saúde da Miss. Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos;
§     Para que Deus nos conceda a alegria de trabalhar e ver o surgimento de uma Igreja forte no Sítio São Bento.


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)

A Ir. Sandra dirigindo a reunião das senhoras. 


A Ir. Isabel falando das regras até ao final do ano. 


Planejando as programações. 

A mensagem ministrada pela Ir. Válquia. 




Até a próxima semana!


**********************************************************************************
Sítio São Bento, Redenção, 28 de janeiro de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

“[...] o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” [Is 9.6]. Este foi o tema geral da EBF realizada aqui no sítio, de quinta até hoje, pelas irmãs Leilane, Marília e Válquia. A novidade da programação incentivou a vinda de novas crianças residentes no sítio, que nunca tinham vindo às EBs. Algumas delas iniciaram o 1º curso dos Investigadores da Bíblia. No parágrafo seguinte relatamos em resumo a programação da EBF. A Ir. Leilane, nesta semana, estará redigindo um relatório mais detalhado, que enviarei também aos irmãos.
No primeiro dia (quinta, dia 26 de janeiro), o tema da mensagem levada às crianças foi “O Senhor Maravilhoso” tendo como texto central o diálogo entre Jesus e a mulher samaritana [Jo 4.1-10]. No segundo dia, o tema foi “O Senhor Conselheiro”, tendo como base o texto do bom samaritano [Lc 10.30-37]. No terceiro dia, o tema foi “Pai da Eternidade” baseado no texto do filho pródigo [Lc 15.11-24]. Durante os 3 dias, com o objetivo de incentivar as crianças a missões, foi narrado a biografia de Adhiambo, uma missionária africana que atuou no seu próprio continente, no Quênia, evangelizando crianças e treinando outros missionários para trabalho com crianças.
À tarde continuamos o discipulado com a Ir. Isabel. A Jamille não compareceu por motivo de saúde. Nesta feita continuamos o estudo de Bibliologia onde vimos a respeito da diferença entre inspiração e revelação, bem como sobre inspiração verbal e plenária. Louvamos a Deus por estarmos caminhando no discipulado dentro do esperado. Pedimos suas orações para continuarmos firmes até o fim desta etapa de discipulado, que durará em torno de 2 anos, visto que veremos cada distintivo de forma bem detalhada.
Após o discipulado visitamos (eu, a Ir. Válquia e a Ir. Leilane) o Adriano. Eu e minha esposa (Sandra) tínhamos visitado ele em dezembro, onde levamos o primeiro assunto das visitas evangelísticas – A Inerrância da Bíblia – e não tivemos mais oportunidades de visitá-lo novamente, até aqui. Desta forma, levamos o segundo assunto – O Pecado. Prosseguiremos com mais duas visitas. Peço, em especial, oração pelo Adriano, que tem comparecido em alguns cultos. Neste dia, também deixamos a primeira lição do curso Caminhos de Paz com as senhoras Damiana, Távia, Cláudia e Camila, e com o Maninho (esposo da Távia).
À noite, no culto, continuamos com a exposição do capítulo 5 do Evangelho de João, desta vez dos versículos 30 a 47, onde continuamos vendo sobre a perfeita harmonia entre a humildade de Jesus, sua submissão ao Pai e sua posição divina de Juiz. Vimos também sobre o testemunho do Pai a respeito do Filho [Jo 5.32], através do Espírito Santo [1Jo 5.6], e exortamos aos presentes não crentes a ouvirem este testemunho dado aos seus corações e não resistirem à voz do Espírito Santo, que os chama à salvação. Por fim, vimos o mau exemplo dado pelos ouvintes da pregação de Jesus, que resistiram ao testemunho dado pelo Espírito Santo naquela ocasião [Jo 5.38-47].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Em anexo, a Carta de Oração e o Relatório Fotográfico.


Atenciosamente, Leonaldo da Silva Gomes.



Equipe Missionária:
Pela IBR da Graça: Missionária Válquia Correia.
Pela IBR Bereiana: Leonaldo da S. Gomes e Sandra M. G. Gomes, Santana Leilane da S. Gomes, Gabrielle e Ester.


CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pela realização da EBF nesta semana, e a vinda de mais crianças, trazidas por Deus, que tem ouvido nossas orações
§     Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§     Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§     Pelas primeiras crianças que finalizaram e estão finalizando o curso investigadores da bíblia. Também, pela empolgação demonstrada por elas;
§     Pela oportunidade de retomar o discipulado com as irmãs Isabel e Jamille;
§     Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.

Pedidos:
§     Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)



Leilane e Jamille cantando com as crianças. 


A mensagem. 

Alania e Kailane. 

Bergson e Cleiton. 

A hora da atividade. 

Bergson, Marcos, Cleiton, Cleidson e Evandro. 

Arthur e Lucas. 

Marcos e Evandro. 

Marília dirigindo os jogos. 

O culto. 

Caio, Maicon, Cleiton e a Miss. Válquia. 

No culto - Leilane, Evandro e Elania. 

No culto - um especial apresentado pelas crianças. 

No culto - um especial apresentado por Marilia e Jamille. 

No culto - um especial apresentado pela Miss. Válquia e Isabel. 



*********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 21 de janeiro de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

Ontem choveu forte aqui na serra durante a madrugada, o que nos proporcionou um clima “friamente agradável”, e uma boa noite de sono. Aqui no sertão é diferente da capital, onde quando chove faz calor. Aqui quando chove faz frio, e um frio considerável. Ao amanhecer o sábado, Deus nos presenteou com uma neblina que deixou a paisagem muito bonita. O interessante é que, de fato, a neblina logo se dissipou como diz a bíblia [Tg 4.14]. Corri para pegar a máquina para tirar uma foto do Centro de Estudo da Bíblia sob a neblina, e quase não consigo, pois a neblina passou rápido. Assim é a nossa vida – ela passa rápido. Por isso, devemos sempre analisar prudentemente como estamos andando no serviço do Senhor, pois os dias são maus [Ef 5.15]. Então, remindo o tempo, vamos ao relatório...
Hoje a EB contou com a presença de 13 crianças. A história bíblica contada foi a de Noé, o quanto foi obediente a Deus na construção da arca e no cumprimento do propósito de Deus em sua vida [Gn 6.9-22; Gn 7; Gn 8. 9.1]. Ao final da EB, exibimos um filme às crianças sobre o grande testemunho dado por Ananias, Misael e Azarias [Dn 3.1-17].
À tarde, retomamos o discipulado com as irmãs Isabel e Jamille. O material que está sendo utilizado agora é os Distintivos dos Batistas Regulares. Objetivamos com este discipulado passar às irmãs as doutrinas bíblicas básicas.
Logo depois do discipulado, fizemos (eu, Sandra e a irmã Válquia) a última visita evangelística na casa das Sras. Cláudia e Camila, onde levamos a mensagem a respeito do Juízo de Deus [Jo 3.17-18]. Na ocasião, soubemos que elas já tinham feito uma decisão há um tempo atrás em uma igreja evangélica. Portanto, pedimos que orem por estas senhoras e suas famílias, para que elas tenham entendido de fato o Evangelho e que confirmem a sua decisão há muito tempo tomada.
No culto à noite, continuamos com a exposição do capítulo 5 do Evangelho de João (versículos de 19 a 29), onde comentamos sobre a humildade e a submissão do Senhor Jesus ao Pai [Jo 5.19-20] em consonância perfeita com a Sua divindade [Jo 5.21-22]. Nisto, exortamos os presentes a honrarem o Filho, ouvindo e crendo na sua Palavra [Jo 5.23-24]. Exortamos aos presentes não crentes a, de fato, ouvirem a voz do Filho e serem salvos [Jo 5.25-26]. Por fim, alertamos aos presentes no culto que, aqueles que não crerem no Filho serão réus no grande julgamento [Jo 5.27-29].
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Em anexo, a Carta de Oração e o Relatório Fotográfico.
  
Atenciosamente em Cristo,

Leonaldo da Silva Gomes e Sandra Maria Gonçalves Gomes,
Válquia Correia,
Santana Leilane da Silva Gomes,
Ester e Gabrielle Gonçalves Silva Gomes.
Equipe Missionária

CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado através da irmã Válquia;
§     Pela chegada de mais crianças à EB, enviadas por Deus, que tem ouvido nossas orações;
§     Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§     Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§     Pelas primeiras crianças que finalizaram e estão finalizando o curso investigadores da bíblia. Também, pela empolgação demonstrada por elas;
§     Pela oportunidade de retomar o discipulado com as irmãs Isabel e Jamille;
§     Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.

Pedidos:
§     Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.


A EB. 

O filme sobre o testemunho dos amigos de Daniel. 

A equipe missionária - vossos servos! 

A neblina na manhã de sábado. 


O louvor no culto. 



Gabi, Breno e Ralisson. 


Um especial da irmã Válquia. 

Um especial das crianças. 

A exposição de Jo 5.19-29. 

Arthur resolvendo a prova do Investigadores da Bíblia 

No domingo pela manhã fomos caminhar na trilha da Pedra da Coruja. 

Jamille, Ester e Arthur na trilha. 

Gabi, Jamille, Ester, Arthur e Leilane na Pedra da Coruja. 

No caminho de volta. 


Até a próxima semana.


**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 14 de janeiro de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

Nesta manhã chegamos ao Sítio São Bento um pouco cansados, pois tínhamos acabado de chegar de uma viagem relâmpago à Juazeiro do Norte, quando fui buscar a minha filha Gabrielle e a Leilane, que estavam em um período de férias visitando meus irmãos Luciara e Lucinaldo. Porém, como é revigorante servir a Deus, ao chegar no Sítio recarregamos nossas baterias e prosseguimos com o trabalho.
A EB, hoje, contou com a volta da irmã Leilane que trouxe às crianças uma mensagem contando o exemplo de vida de Enoque, que andou com Deus e fora arrebatado para estar na presença do Senhor [Gn 5.24]. As crianças foram exortadas, então, a imitarem Enoque, vivendo cada momento na presença de Jesus. Estiveram presentes 12 crianças, sendo que duas delas são novatas e nos visitam pela terceira vez consecutiva – são elas a Saiure (prima da Kelly) e o Bérgson – o que agradecemos a Deus que tem ouvido nossas orações e enviado mais crianças à EB. Ao final da EB, exibimos um filme às crianças, trazendo o tema da importância de colocarmos prioridade na comunhão com Deus e com os irmãos.
Louvamos a Deus, também, pelo fato de Evandro ter sido a primeira criança a finalizar a primeira série do curso Investigadores da Bíblia (Fonte de Luz). Outras crianças também, como o Cleiton e a Kelly já estão bem avançados, faltando entregar as últimas 2 lições. Ao todo, estamos com 11 crianças do Sítio fazendo o curso Investigadores da Bíblia.
À tarde, continuamos (eu, Sandra e a irmã Válquia) a visita evangelística na casa das sras. Cláudia e Camila, mães do Natanael e Nicole, respectivamente, onde apresentamos o tema da terceira visita: A Justiça de Deus. Na ocasião, tivemos a oportunidade de dizer que para o pecador só há uma única esperança, centrada na Justiça de Deus revelada no Evangelho [Rm 1.16]: a fé em Cristo [Rm 3.24-25].
No culto à noite, começamos a exposição do capítulo 5 do Evangelho de João (versículos de 1 a 18), onde comentamos sobre a insensibilidade de algumas pessoas que souberam da cura daquele homem enfermo há 38 anos [Jo 5.5], os quais questionaram o fato do mesmo estar carregando o seu leito no sábado [Jo 5.10] depois de ter sido curado pelo Senhor Jesus [Jo 5.8]. Nota-se aqui a atitude de homens que colocam preceitos humanos, ou legalismo, acima da autoridade do Senhor, demonstrando grande incredulidade.
Finalizando, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.


CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)

Agradecimentos:
§     Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado através da irmã Válquia;
§     Pela chegada de mais crianças à EB, enviadas por Deus, que tem ouvido nossas orações;
§     Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§     Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§     Pelas primeiras crianças que finalizaram e estão finalizando o curso investigadores da bíblia. Também, pela empolgação demonstrada por elas;
§     Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.

Pedidos:
§     Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§     Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO (Anexo 2)


A EB, com a volta da ir. Leilane.  

O Maicon exibindo a sua nova cabeleira! 

Na hora da exibição do desenho. 


As crianças atentas. 

A visita na casa das sras. Cláudia e Camila.
Da esq. p/ dir: Eu, Nicole, Natanel, Sandra, Camila, Cláudia e Válquia.

O Adriano. 

A exposição de Jo 5. 


Louvor. 

Um especial - ir. Válquia. 

Um especial - crianças. 

Quando o culto termina. 

Até a próxima semana!




*********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 07 de janeiro de 2012

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

Hoje ao acordar pela manhã no Sítio, pude sentir a brisa matinal suave da serra, sem falar da bela paisagem à vista. Porém, a beleza da natureza local, que indiscutivelmente proclama a glória de Deus [Sl 19.1-4], se contrasta com a natureza decaída dos homens, que declaram abertamente nos bares da localidade a sua depravação e destituição da glória de Deus [Rm 3.10-18]. Isto mostra que aqui a semeadura será difícil, pois o solo é duro, rochoso e cheio de espinhos, porém creio sementes cairão em terra boa e fértil [Lc 8.5-8].
Pensando nisto, pela manhã, apresentamos às crianças o duelo entre Davi e Golias [1Sm 17.1-50], mostrando-lhes o exemplo da pessoa de Davi que cria veementemente que o Messias, seu Senhor [Sl 110.1], iria justificá-lo de seus pecados [Sl 32.1-5] e, no contexto da história, salvar o povo de Israel da afronta feita pelos filisteus [1Sm 17.47]. Mostramos também como Davi confiou no Senhor ao ir para o duelo contra o filisteu Golias [1Sm 17.45]. Ao final, desafiamos as crianças crentes a, como Davi, permanecerem firmes e confiantes em Deus. Quanto as crianças não crentes, as exortamos a terem Jesus como Senhor e Salvador, assim como Davi O tinha. Louvamos a Deus pela presença de 15 crianças, onde 3 eram novatas que nos visitavam pela segunda vez.
Ao final da EB, depois do lanche, fomos deixar as crianças no Sítio São Bento de Baixo, eu e minha esposa Sandra. Uma caminhada boa! Nesta ocasião, tivemos a oportunidade de convidar alguns pais para o culto à noite. Dentre eles, pedimos orações pelos pais de Marcos, em especial a mãe – a sra. Marlucia. Orem para que ela, um dia, aceite o nosso convite de nos visitar no culto.
À tarde, continuamos a visita evangelística na casa das sras. Cláudia e Camila, mães do Natanael e Nicole, respectivamente, onde apresentamos o tema da segunda visita: A verdade a respeito do pecado.
No culto à noite terminamos a exposição do capítulo 4 do Evangelho de João (versículos de 43 a 54), discorrendo a respeito de como adorar a Deus em espírito e em verdade. Para isso, usamos como contra-posição o exemplo dos galileus, que receberam Jesus somente pelos milagres que viram Ele realizar em Jerusalém [Jo 4.45] e não por ser pessoalmente o Messias. Mostramos também o mau exemplo dos galileus em se maravilharem com os ensinamentos de Cristo [Mt 13.58], porém mantendo-se incrédulos [Mt 13.58]. A partir destes contra-pontos mostramos que adorar a Deus em espírito e em verdade envolve: (1) crer [Jo 4.53]; (2) reconhecer a grandeza e perfeição de Deus [Is 6.1-4]; (3) reconhecer a própria insignificância e condição de perdição e (3) confessar o pecado [Is 6.5]. Estiveram presentes 9 adultos e 6 crianças, sendo 4 adultos não crentes.
Tínhamos planejado que, a partir deste mês, iríamos ampliar os trabalhos para os domingos, porém tivemos que adiar para o mês de abril, em vista de termos que ajudar os irmãos da IBR Bereiana neste período de transição pastoral que a Igreja passa.
Desde já, pedimos aos irmãos que orem conosco [Dn 2.17-18] intercedendo pelos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].

Em anexo, a Carta de Oração e o Relatório Fotográfico.

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.


CARTA DE ORAÇÃO (Anexo 1)


Agradecimentos:
§     Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§     Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§     Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§     Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§     Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite;
§     Por estar praticando e participando dos louvores com o violino.

Pedidos:
§     Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§     Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§     Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§     Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§     Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§     Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§     Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
Para que em abril consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.


Crianças presentes à EB. 

Eu, trazendo a história bíblica às crianças. 



A hora do lanche. 

Eu e as amadas Sandra e Ester. 



Mais hora do lanche. 

Deixando as crianças em casa. 

 Até logo irmãos!

*********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 31 de dezembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

Hoje foi o último dia do ano, o que nos leva a agradecer a Deus pelo que Ele tem feito por nós aqui no Sítio São Bento. Neste ano, Deus nos permitiu realizar 24 cultos evangelísticos e 19 Escolas Bíblicas (EB). Foram 24 dias no ano dedicados à pregação do Evangelho a crianças e adultos residentes no Sítio, o que nos leva a refletir quão grandes são as obras do Senhor [Sl 92.5]. Pudemos também perceber durante o ano, que o Senhor de antemão nos preparou o caminho para serví-Lo [Ef 2.10] aqui no Sítio, e nos proporcionou momentos preciosos de comunhão e aprendizado junto à missionária Válquia e às irmãs Isabel e Jamille. Portanto, estamos gratos e felizes, pois Deus tem feito grandes coisas por nós [Sl 126.3]. Pela irmã Válquia, também agradeço pela construção do salão da futura congregação. O que parece difícil, ou até mesmo impossível aos olhos humanos, é possível para nosso Deus [Lc 18.27]! Aos irmãos, graça e paz.
Neste dia realizamos a EB onde apresentei às crianças o tema “Como Adorar a Deus em Espírito e em Verdade”, mostrando o exemplo da verdadeira adoração – centrada em Cristo – prestada por Abel, em contraposição com a falsa adoração – centrada em si mesmo – prestada por Caim. Estiveram presentes 13 crianças, onde 4 compareceram pela primeira vez.
Louvamos a Deus, pois as crianças tem se mostrado muito interessadas em participar das programações da EB, além de demonstrarem muito carinho por nós. Isto é gratificante e nos incentiva, pois estamos investindo nelas neste momento do trabalho, orando para colhermos frutos a médio e longo prazo. Outro fato que considero importante é que algumas crianças estão bem empolgadas em nos entregar as provinhas do curso Investigadores da Bíblia (Fonte de Luz) – alguns já estão terminando a primeira série. Nossa oração e trabalho é para que elas cresçam na fé e no conhecimento da Palavra de Deus e sejam, num futuro próximo ou longo, a liderança da futura IBR do Sítio São Bento.
À tarde, nossa visita evangelística à Sra. Cláudia e sua filha Camila, mães de Natanael e Nicole, respectivamente, não foi possível, pois as mesmas tinham ido passar a virada do ano em Fortaleza. Desta forma, aproveitei a tarde para treinar violino a fim de começar a acompanhar os louvores do culto à noite. Suspendemos temporariamente o discipulado básico com as irmãs Isabel e Jamille, a fim de procurar um material didático melhor, visto que o material que estávamos utilizando tinha praticamente o mesmo conteúdo do curso de batismo.
Á noite, o culto ocorreu normalmente, com a ressalva do uso do violino nos louvores. Continuamos com a exposição do capítulo 4 do Evangelho de João, desta vez nos versículos 31 a 38, onde expus sobre a responsabilidade do crente e da Igreja na evangelização mundial, aproveitando para falar aos presentes não crentes, da indispensável decisão de entregar a vida a Cristo.
Desde já, pedimos aos irmãos suas orações quanto aos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Peço também que os irmãos imprimam este relatório, divulguem o trabalho em suas Igrejas e peçam aos irmãos para intercederem ao nosso Deus por este trabalho, junto conosco [Dn 2.17-18]. A seguir, os agradecimentos e pedidos de oração.

Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§         Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§         Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite;
§         Por estar praticando e participando dos louvores com o violino.

Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§         Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§         Para que em janeiro consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.

A seguir, fotos dos trabalhos. (Excepcionalmente, pudemos registrar apenas dois momentos das atividades)

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.

A aula da EB. 

Estreando o violino no louvor.



**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 24 de dezembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

É indiscutível a soberania de Deus sobre a história da humanidade, que pode ser claramente percebida no decreto de Cezar Augusto, “[...] convocando toda a população do império para recensear-se.” [Lc 2.1]. Era aquele decreto que iria obrigar José a percorrer 160 quilômetros no lombo de um burro, de Nazaré a Belém, junto com sua esposa [Lc 2.4-5] para que se cumprisse, na plenitude do tempo [Gl 4.4], a profecia de que o Messias nasceria em Belém da Judéia [Mq 5.2]. Louvado seja Deus, pois planejou e cumpriu a vinda do Senhor Jesus ao mundo, conforme sua Palavra, para morrer em nosso lugar e possibilitar a nossa salvação. Isto é graça! Portanto, glória a Deus por esta maravilhosa obra e prova de amor! E, aos irmãos: graça e paz.
É pela graça de Deus que viemos novamente (eu e minha esposa Sandra) na quarta, dia 21 de dezembro, para orarmos juntos com as irmãs Válquia, Isabel e Jamille. Ao chegarmos tivemos a boa surpresa da presença das irmãs Regina e Mara, que nos acompanharam nas orações. Estas irmãs estavam em visita à irmã Válquia, e iriam dormir na serra. Agradecemos a Deus, também, a presença da Imaculada, mãe da Jamille, que no culto de oração. Foi um tempo muito bom de comunhão e oração.
No sábado, às 09:00h, a irmã Leilane levou uma mensagem sobre o verdadeiro natal às crianças. Estiveram presentes 12 crianças. Ao final, as crianças receberam lembranças de natal preparadas pelas irmãs Leilane e Sandra.
As irmãs Sandra, Isabel e Válquia combinaram preparar uma ceia de natal para oferecermos a alguns moradores do sítio, o que impossibilitou mais uma vez realizarmos o discipulado. Porém, enquanto as irmãs preparavam a ceia, eu e a irmã Leilane fomos visitar a sra. Cláudia, mãe do Natanel, que nos recebeu com a sua filha Camila, mãe da Nicole. Na ocasião, falamos a respeito da inerrância da Bíblia.
À noite, às 19:00h, aproveitamos a chegada do pessoal para participar da ceia, e iniciamos o culto. Neste dia, fugimos um pouco do programa e não apresentamos a exposição do restante do capítulo 4o do Evangelho de João, aproveitando a ocasião para falarmos a respeito do verdadeiro natal. O texto utilizado foi Lucas capítulo 2, onde tivemos a oportunidade de falar sobre a soberania de Deus sobre o desenrolar da história da humanidade quanto ao advento de Cristo – o verdadeiro natal – que é baseado na verdade da encarnação do Verbo de Deus, que nasceu já destinado para morrer por nós na cruz, para que fosse possível a remissão dos pecados daqueles que cressem nEle. Estavam presentes o casal Maninho e Távia e as senhoras Maria Hipólito, Cláudia e Camila. Aproveitamos para exortar os presentes não crentes quanto a necessidade do arrependimento e da conversão a Cristo. No culto, houve a apresentação de dois especiais: eu, minha esposa e Ester; e as crianças juntamente com a Leilane. Foi um tempo muito bom, de comunhão e de pregação da Palavra de Deus.
Logo depois do culto foi servida a ceia. Temos que agradecer a Deus o cardápio bastante variado, onde tínhamos desde pernil assado, a pato ao molho, feitos pelas mãos das irmãs Sandra e Isabel, e pela mãe da Jamile – a sra. Imaculada. Comida farta, que nos possibilitou completar nossa alegria naquela noite e também a oportunidade de convidarmos pessoas para ouvirem da Palavra de Deus.
Desde já, pedimos aos irmãos suas orações quanto aos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Peço também que os irmãos imprimam este relatório, divulguem o trabalho em suas Igrejas e peçam aos irmãos para intercederem ao nosso Deus por este trabalho, junto conosco [Dn 2.17-18]. A seguir, os agradecimentos e pedidos de oração.

Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§         Pela oportunidade dada de irmos também nas quartas, para orarmos com as irmãs;
§         Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§         Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite;

Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§         Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana, Maria Hipólito, Cláudia e Camila, do casal Maninho e Távia, e do Adriano;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os que não são;
§         Estou precisando de um tempo para treinar violino, para que os cânticos sejam melhor apresentados nos cultos – peço oração por isso;
§         Para que em janeiro consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.

A seguir, fotos dos trabalhos.
Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
          IBR Bereiana.


A EB, 24/12/2011 

Culto á noite: apresentação das crianças.

Culto à noite: preparativo para a ceia. 

A ceia. 




A paisagem bela do local.



**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 17 de dezembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

Como é boa a graça de Deus! Pela graça de Deus é que fomos chamados [Gl 1.15]; pela graça de Deus é que fomos salvos, mediante a fé em Jesus [Rm 3.24, Ef 2.8]; e pela graça de Deus estamos firmes [Rm 5.2]. Portanto, toda a glória a Deus pelo que somos e fazemos! E, aos irmãos, graça e paz.
Nesta semana, fomos ao Sítio São Bento na quarta, dia 14 de dezembro, para acompanhar as irmãs Válquia, Isabel e Jamille na reunião de oração que elas fazem todas as quartas. Quando soubemos, eu e a minha esposa, que elas se reuniam nas quartas para orar, nos sentimos desafiados para também acompanhar as irmãs, pelo menos naquele dia. Então fomos, depois de um dia cansativo de trabalho, com o desafio de penetrar no trânsito engarrafado de Fortaleza, no horário de pico, rumo à Redenção, passando pela rotatória da SEASA! Para quem gosta de adrenalina, um desafio em tanto! Não foi fácil, porém fomos recompensados com a comunhão das irmãs e pelo fato de orarmos juntos naquele dia. Na ocasião, pudemos perceber o cuidado, direcionamento e controle de Deus nas nossas vidas – o que é motivo de muita alegria!
No sábado às 09:00h prosseguimos com a realização da EB, onde a irmã Leilane levou a mensagem para as crianças. O tema foi a respeito do nascimento de Jesus. Estiveram presentes 12 crianças. O tempo foi muito bom e divertido. Na ocasião, distribuímos as lições 1 e 2 da série Investigadores da Bíblia (Fonte de Luz) para mais 5 crianças. Agradeço a Deus, pois a maior parte delas tem mostrado muito interesse, lendo as lições e respondendo as perguntas no mesmo dia.
À tarde, em virtude de a Jamille ter ido visitar a avó, não tivemos o discipulado básico. Porém, tivemos a última visita evangelística ao casal Maninho e Távia, onde expomos a respeito do juízo de Deus. Na ocasião, as irmãs Válquia e Sandra participaram muito na exposição do estudo. Eu confesso minha alegria em ver a minha esposa, mesmo na sua simplicidade, expondo tão bem o evangelho. Deus seja louvado por isso! Depois, fomos à casa da mãe da Nicolle e do Natanael, para marcarmos a primeira visita evangelística para o próximo sábado.
À noite, a participação das crianças em cânticos e leituras tornou o culto mais dinâmico e alegre – estávamos precisando disto! Isto também ajudou na presença de 4 pais que vieram acompanhando os filhos. A irmã Válquia também apresentou um especial: uma leitura a respeito dos benefícios de sorrir. Na ocasião, expomos o capítulo 4 do Evangelho de João, dos versículos 1 a 30, e dos versículos 39 a 42, tendo como tema central o encontro de Jesus com a mulher samaritana, bem como com os cidadãos de Sicar.
Desde já, pedimos aos irmãos suas orações quanto aos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Peço também que os irmãos imprimam este relatório, divulguem o trabalho em suas Igrejas e peçam aos irmãos para intercederem ao nosso Deus por este trabalho, junto conosco [Dn 2.17-18]. A seguir, os agradecimentos e pedidos de oração.

Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§         Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§         Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.
Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§         Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana e Maria Hipólito, do casal Maninho e Távia e do Adriano;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os perdidos;
§         Pela visita a ser realizada na casa da mãe da Nicole, no próximo sábado;
§         Pela salvação das pessoas através do Curso Fonte de Luz;
§         Estou precisando de um tempo para treinar violino, para que os cânticos sejam melhor apresentados nos cultos – peço oração por isso;
§         Para que em janeiro consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.

A seguir, fotos dos trabalhos.

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.






















**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 10 de dezembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

No último dia 05 de dezembro, completamos um mês em que estamos vindo semanalmente ao Sítio São Bento, eu e minha família, e intensificado o trabalho com visitas evangelísticas aos moradores, bem como através do início da distribuição de Cursos Fonte de Luz às crianças e moradores. Somos gratos a Deus por ter nos levantado, nos motivado e nos ordenado tal obra. Porém, isto não é motivo para nossa glória, pois temos feito apenas o que o Senhor Jesus nos ordenou. Por isso, na verdade, somos servos inúteis [Lc 17.10]! Por isso, glória a Deus! E, aos irmãos, graça e paz.
No sábado às 09:00h, a irmã Leilane ficou responsável pela EB, onde levou o complemento da mensagem que levei na semana passada, a respeito da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Estiveram presentes 16 crianças. Na ocasião, falou a respeito do testemunho dado pelos amigos do profeta Daniel: Ananias, Misael e Azarias; como permaneceram fieis ao nosso Deus, preferindo a morte na fornalha ardente dos babilônicos, do que adorarem a outros deuses. Este testemunho me faz lembrar que os verdadeiros discípulos de Jesus são aqueles que aborrecem a própria vida [Lc 14.26]. A exemplo disto, Ananias, Misael e Azarias não amaram a própria vida [Ap 12.11], nem as consideraram preciosas [At 20.24] a si mesmos para darem pessoalmente testemunho do nosso Deus ao “dono” do mundo daquela época – o imperador Nabucondonosor. E que testemunho [Dn 3.16-18]! Como diz o irmão Valdinez: “Isto é muito forte”! Pense nisso irmão!
Esquecemos de informar no último relatório, que estamos felizes com a conversão de algumas crianças, na programação da EB. São elas: Nicole, Evandro, Alania e Cleiton.
Para remirmos o tempo da tarde, realizamos o discipulado básico com as irmãs Jamille e Isabel às 13:30h, onde começamos a ensinar a respeito da fé salvadora. O texto chave utilizado foi Hebreus capítulo 11. Um fato interessante é que a Kelly, uma das crianças que frequentam as aulas da irmã Válquia e a EB, participou do estudo e disse que participará todas as semanas. Orem por ela, pois tem demonstrado muito interesse em aprender a Palavra de Deus. Na ocasião, deixei três exemplares do curso Investigadores da Bíblia (Fonte de Luz) com a Jamille, a Kelly e o Breno.
Às 15:00h, eu, minha esposa, a Ester e a Jamille, fizemos a visita evangelística ao casal Maninho e Távia. Nesta ocasião, Maninho estava presente, onde teve a oportunidade de ouvir a respeito da Justiça de Deus. Expomos ao casal que Deus, na Sua Justiça, salva os pecadores que crêem em Jesus [Rm 3.22]. O casal participou da exposição do assunto fazendo perguntas. Na próxima visita explanaremos a última mensagem – sobre o Juízo de Deus.
No próximo sábado, vamos distribuir alguns exemplares da série Caminhos de Paz (Fonte de Luz) às pessoas que já finalizamos, ou que iremos finalizar as visitas evangelísticas; são eles: As Senhoras Damiana e Maria Hipólito e o casal Maninho e Távia. Também, vamos decidir junto com a irmã Válquia, a respeito de outras pessoas as quais seria importante fazerem o curso.
Às 16:00h, estivemos na casa do Adriano para a primeira visita evangelística, onde expomos sobre a inerrância das Escrituras. Na ocasião estava presente a mãe do Adriano – uma senhora muito católica, pela qual pedimos oração. No próximo sábado, vamos visitar a mãe e a avó da Nicole para propormos o início das visitas evangelísticas – orem por isso.
Às 19:00h realizamos o culto, onde estiveram presentes quatro visitantes. Na ocasião, expomos o restante do Capítulo 3 de João, versículos de 27 ao 36.
Desde já, pedimos aos irmãos suas orações quanto aos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Peço também que os irmãos imprimam este relatório, divulguem o trabalho em suas Igrejas e peçam aos irmãos para intercederem ao nosso Deus por este trabalho, junto conosco [Dn 2.17-18]. A seguir, os agradecimentos e pedidos de oração.

Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pelo trabalho semanal de alfabetização de crianças e evangelismo realizado pela irmã Válquia, e pelos frutos já colhidos. O trabalho está de férias, mas orem mesmo assim;
§         Pelo encontro mensal de senhoras realizado pela irmã Válquia. O trabalho está de férias, mas orem mesmo assim;
§         Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§         Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§         Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.
Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia e nas programações da EB: Kailane, Lara, Maicon, Marcos, Natanael, Nicole, Evandro, Alania e Cleiton;
§         Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana e Maria Hipólito, do casal Maninho e Távia e do Adriano;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os perdidos;
§         Pela visita a ser realizada na casa da mãe da Nicole, no próximo sábado;
§         Pela salvação das pessoas através do Curso Fonte de Luz;
§         Estou precisando de um tempo para treinar violino, para que os cânticos sejam melhor apresentados nos cultos – peço oração por isso;
§         Para que em janeiro consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.

A seguir, fotos dos trabalhos.

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.

A EB pela manhã. 



Natanael participando. 


Algumas crianças atentas. 

Outras de castigo. 

Hora dos cânticos. 



Discipulado com as irmãs Jamille e Isabel. 

O culto a noite. 




A volta para Fortaleza no domingo pela manhã.



**********************************************************************************


Sítio São Bento, Redenção, 03 de dezembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16


Sempre tenho dito que é motivo de muita alegria está servindo a Deus no Sítio São Bento juntamente com a minha família. De fato, quando servimos a Deus com os dons que recebemos dEle [1Co 12.7-11], praticando aquilo que aprendemos dEle [Fp 4.9, Jo 14.26], não haverá motivos para falta de alegria. E mais: Cristo é o motivo da nossa alegria [Fp 4.4], portanto seja Ele exaltado [Fp 2.9-11] através deste humilde trabalho. Aos irmãos, graça e paz.
Esta semana foi especial, visto o passeio organizado pela irmã Válquia ontem, dia 02 de dezembro, onde participaram algumas crianças do Sítio São Bento e seus pais, num total de 26 pessoas. Basicamente, o passeio tinha o objetivo de levar as crianças e pais para conhecerem Fortaleza através de alguns pontos turísticos da cidade, entre eles as Tapioqueiras (onde tomaram o café da manha), o Aeroporto, o Shoping Iguatemi, o Planetário do Centro de Cultura Dragão do Mar e a praia de Iracema. Neste dia, as irmãs Sandra (minha esposa), Francisca e Geane, ofereceram um delicioso almoço ao grupo na IBR Bereiana. Foi um tempo muito bom de descontração e comunhão, para a glória de Deus [1Co 10.31].
No sábado pela manhã, fiquei responsável por levar a mensagem às crianças na EB onde falamos a respeito da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas feitas nas escrituras.
Às 14 horas continuamos o curso de Discipulado Básico com as irmãs Jamille e Isabel. No curso, estamos no capítulo que fala sobre arrependimento, onde vimos alguns exemplos bíblicos de homens que se arrependeram genuinamente. Nos exemplos pudemos perceber de forma prática o processo e os resultados do arrependimento na vida do crente.
Às 17 horas tivemos o encerramento da reunião das senhoras para o ano de 2011. Neste trabalho, realizado no primeiro sábado de cada mês, a irmã Válquia tem levado o evangelho insistentemente a estas senhoras, já havendo alguns frutos.  Foi um tempo muito bom, onde tivemos a presença de 17 senhoras, sendo 4 crentes. Como já havia falado em outros relatórios, por conveniência, no dia da reunião das senhoras não realizamos o culto à noite.
Neste dia, optamos por não realizar a terceira visita evangelística ao casal Maninho e Távia à tarde, para não atrapalhar ou impossibilitar a vinda dela ao encerramento da reunião das senhoras, visto que nossa visita estava marcada para as 15:00h. De qualquer modo, a visita no próximo sábado já está confirmada. Também, no próximo sábado, iremos iniciar as visitas evangelísticas ao Adriano e família, como havíamos combinado.
Uma novidade: nesta semana, fizemos o pedido de exemplares da Série Caminhos de Paz e da 1ª Série do curso Investigadores da Bíblia (Cursos Fonte de Luz), a fim de levarmos os cursos aos moradores e crianças do Sítio. O objetivo é termos mais uma ferramenta de evangelismo no local. Iremos começar a distribuir no próximo sábado.
Desde já, pedimos aos irmãos suas orações quanto aos que tem ouvido tanto através das EBs, das visitas evangelísticas, dos cultos, e, a partir do próximo sábado também através dos Cursos Fonte de Luz, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Peço também que os irmãos divulguem o trabalho em suas Igrejas e peçam aos irmãos para orarem junto conosco [Dn 2.17-18]. A seguir, os agradecimentos e pedidos de oração.

Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pelo trabalho semanal de alfabetização de crianças e evangelismo realizado pela irmã Válquia, e pelos frutos já colhidos;
§         Pelo encontro mensal de senhoras realizado pela irmã Válquia;
§         Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§         Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§         Pela oportunidade de divulgar o evangelho através dos Cursos Fonte de Luz;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.
Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia: Kailane, Lara, Maicon, Marcos e Natanael. Estas crianças são participantes assíduas da EB;
§         Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo discipulado que está sendo realizado e pelo batismo das mesmas;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana e Maria Hipólito e do casal Maninho e Távia;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os perdidos;
§         Pela visita a ser realizada na casa do Adriano, no próximo sábado;
§         Pela salvação das pessoas que farão o Curso Fonte de Luz;
§         Para que em janeiro consigamos ampliar os trabalhos para os domingos.

A seguir, fotos dos trabalhos.

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.

O almoço na IBR Bereiana oferecido às crianças e aos pais que participaram do passeio. 

Lara, Jamille e Ester. 




O passeio no Dragão do Mar. 




No planetário. 

Estrada na subida da serra. 

EB, 03 de novembro. 








Uma trilha na serra. 

 

O encerramento do encontro das senhoras - 2011. 

Irmãs Válquia e Sandra.




**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 26 de novembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16


É com alegria e gratidão que mais uma vez trazemos este relatório sobre as atividades da nossa Igreja no Sítio São Bento, visto que nosso Senhor tem nos dado a oportunidade de testemunhar no local com a pregação do evangelho [Mt 24.14], como apoio ao trabalho realizado pela Missionária Válquia Correia. Louvo a Deus que tem concedido a mim e a minha família servir a Ele a aos irmãos com os dons que nos deu [1Pe 4.10]. Minha oração é que a cada relatório possamos manter comunhão [1Jo 1.7], nos considerar e nos estimular à prática das boas obras [Hb 10.24]. Aos irmãos, graça e paz.
Neste sábado, a EB ocorreu normalmente contando com a presença da irmã Leilane que ficou responsável pela programação e exposição da mensagem às crianças. A mensagem foi sobre o testemunho de José no seio de sua família, sendo contata de uma forma que até então eu não tinha visto: Leilane estendeu um pano colorido no chão, sentou no chão com as crianças ao redor em volta do pano, e através de bonequinhos contou a história. Pude notar a atenção das crianças! Realmente, quando usamos um método diferente ou contamos a história de uma forma que elas não estão acostumadas a ouvir, prende-se mais a atenção. Depois da programação exibimos um desenho bíblico contando alguns ensinamentos e milagres feitos pelo Senhor Jesus. Foi uma manhã muito edificante. Após o lanche, como de costume, fui deixar as crianças em suas casas para mais uma vez ter a oportunidade de, pelo menos, saudar os pais.
À tarde, eu e minha esposa terminamos as visitas evangelísticas com a Sra. Maria Hipólito, onde expomos sobre o juízo que trará condenação [Rm 5.18] sobre aqueles que não confessarem a Cristo [Mt 10.33]. Pedimos oração por esta senhora, que por ser muito católica (daquelas que foi catequizada desde criança pelo próprio pai, conforme testemunhou a mim e a minha esposa) nos disse: “[...] não quero passar para a lei dos crentes”. Porém, creio que a Palavra de Deus não volta vazia. Vamos sempre passar lá todas as semanas e, sempre que houver uma oportunidade, vamos falar mais a ela sobre a graça de Deus. Depois, fomos à casa do casal Maninho e Távia para a segunda visita evangelística, onde expomos sobre a natureza pecaminosa do homem e sua terrível conseqüência – a morte. Mais uma vez, o Maninho não estava presente, mas a Sra Távia nos recebeu juntamente com a sua mãe, sua irmã e o Adriano (um vizinho que estava presente).
À noite, tivemos mais uma vez o culto onde continuamos a exposição do Evangelho de João, desta vez nos versículos 22 a 26, onde falamos sobre batismo nas águas e arrependimento. Tivemos, mais uma vez, a presença de nove pessoas, sendo cinco crentes e quatro descrentes.
 Desde já, pedimos aos irmãos suas orações quanto aos que tem ouvido tanto através das visitas evangelísticas como através dos cultos, para que através da pregação do evangelho se convertam das coisas vãs deste mundo para o Deus Vivo “[...] que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” [At 14.15].
Peço também que os irmãos divulguem o trabalho em suas Igrejas e peçam aos irmãos para orarem junto conosco [Dn 2.17-18]. A seguir, os agradecimentos e pedidos de oração.

Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pelo trabalho semanal de alfabetização de crianças e evangelismo realizado pela irmã Válquia, e pelos frutos já colhidos;
§         Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§         Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.
Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia: Kailane, Lara, Maicon, Marcos e Natanael. Estas crianças são participantes assíduas da EB;
§         Pela salvação das demais crianças que participam do trabalho e que Deus envie mais crianças à EB;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo batismo das mesmas na IBR da Graça e o início de um discipulado com elas;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana e Maria Hipólito e do casal Maninho e Távia;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os perdidos;
§         Pela visita a ser realizada na casa do Adriano, no mês de dezembro.

A seguir, fotos dos trabalhos.

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.

EB. 

 EB. Lucas lendo o texto da mensagem.

 Douglas participando também da leitura.

Leilane apresentando a primeira parte da mensagem.

 Leilane apresentando a segunda parte da mensagem.


irmãs Gabi, Sandra e Válquia nos bastidores.



Exibição do desenho bíblico. 

Hora do lanche. 

O gato que só acorda para comer. 

A caminho da casa da Sra. Maria Hipólito. 

A visita evangelística na casa do casal Maninho e Távia. 

A visita na casa da Sra. Maria Hipólito. 





**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 19 de novembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16


Primeiramente irmãos, quero agradecer a Deus pela resolução tomada na Assembléia Ordinária de nossa Igreja, realizada neste último domingo dia 13 de novembro, quando por unanimidade foi autorizado a continuação dos trabalhos no Sítio São Bento. Como já informado em outros relatórios, estávamos autorizados pela IBR Bereiana, conforme acerto com a IBR da Graça, para o trabalho no Sítio São Bento até este mês de novembro. Como resultado desta deliberação, a secretaria da IBR Bereiana redigiu uma carta oficial que será encaminhada na próxima semana para a IBR da Graça, pedindo autorização para continuarmos com os trabalhos – peço oração por este propósito.
Voltando ao trabalho aqui, fiquei com as crianças na EB hoje pela manhã. A irmã Válquia e a Sandra ficaram com a preparação da merenda. Na mensagem, falamos às crianças sobre a sabedoria de Deus e o Seu controle soberano sobre todas as coisas criadas, inclusive sobre nossas vidas, mostrando que Deus tem um propósito para cada um de nós, pelo qual devemos orar. Na ocasião, aproveitamos para perguntar às crianças o que elas queriam ser quando crescer, mostrando que elas deveriam orar por esse propósito para de fato cumprir a vontade de Deus na vida delas. As respostas foram variadas e algumas inusitadas – vou compartilhar algumas: o Lucas respondeu que queria ser caminhoneiro; a Nicole, médica; a Ester, veterinária; a Kely, estilista; o Cleidson, jardineiro; o Marcos, pastor; o Maicon, desenhista e cantor de ópera; a Raissa, escritora; o Natanael, militar; a Kailane, bailarina. Depois, cada um desenhou o que queria ser e mostraram a todos presentes.
Após o almoço a irmã Válquia foi a Maracanaú, pois tinha sido convidada para uma programação na IBR da Graça. Ficamos na casa dela somente eu, minha esposa e a Ester.
À tarde, continuamos a visita (eu, minha esposa, Ester e a irmã Jamile que nos acompanhou) evangelística com a Sra. Maria Hipólito, onde expomos o terceiro estudo a respeito da Justiça de Deus. Depois, visitamos a Sra. Távia onde levamos o primeiro estudo a respeito da Inerrância da Bíblia. Esperávamos que o esposo da Sra. Távia, o Maninho, estivesse presente, porém o mesmo estava resolvendo uns problemas mecânicos de sua moto e não pode comparecer. Depois, fizemos uma visita rápida na Sra. Damiana, a primeira que fizemos as visitas evangelísticas, para convidá-la ao culto à noite.
À noite, o culto ocorreu normalmente. Às 19:00h achávamos que só estariam presentes no culto, eu, minha esposa, Ester e as irmãs Isabel e Jamille. Porém, Deus nos abençoou enviando seis visitantes alguns minutos depois que iniciamos o culto. No culto, fizemos a exposição do Evangelho de João, capítulo 3, versículos de 16 a 21, onde falamos sobre o plano eterno de Deus para a salvação de todo aquele que crê em Cristo. Na ocasião, acertamos uma visita evangelística com o Adriano (um rapaz que nos visitou no culto), para o mês de dezembro. A seguir, quero compartilhar com os irmãos, em oração, as bençãos e necessidades do trabalho:
Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia, que nos tem recebido com muita hospitalidade em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pelo trabalho semanal de alfabetização de crianças e evangelismo realizado pela irmã Válquia, e pelos frutos já colhidos;
§         Pela EB e os cultos realizados nos sábados;
§         Pelas visitas evangelísticas realizadas;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite.
Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização e evangelismo realizado pela irmã Válquia: Kailane, Lara, Maicon, Marcos e Natanael. Estas crianças são participantes assíduas da EB;
§         Pelo futuro das crianças que participam do trabalho;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo batismo das mesmas na IBR da Graça e o início de um discipulado com elas;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana e Maria Hipólito e do casal Maninho e Távia;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os perdidos;
§         Pela visita a ser realizada na casa do Adriano, no mês de dezembro.
A seguir, fotos dos trabalhos.
Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
          IBR Bereiana.

Atividades no fim da EB.



Lucas - caminhoneiro.

Nicole - médica.

Ester - veterinária.

Kely - estilista.

Cleidson - jardineiro.

Marcos - pastor.

Maicon - desenhista e cantor de ópera.

Raissa - escritora.

Natanael - militar.

Elania - dentista.

Kailane - bailarina.

A merenda no fim da EB.


As paisagens do local.


A terceira visita evangelística na Sra. Maria Hipólito.

O culto à noite.




**********************************************************************************

Sítio São Bento, Redenção, 12 de novembro de 2011


Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.


“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16


Agradecemos a Deus por mais uma oportunidade em que nos permite serví-Lo aqui no Sítio São Bento em Redenção.
Hoje foi um dia difícil para o trabalho, devido a uma festa dançante que está havendo aqui, neste exato momento (22:15h), num clube praticamente vizinho ao Centro de Estudo da Bíblia. Neste momento, o som está ensurdecedor, e não sabemos se conseguiremos dormir nesta noite. Acredito que devido a esta festa, não tivemos as pessoas que esperávamos no culto. Porém, isto não é motivo de desânimo, mas de ação de graças [Ef 5.20], pois nosso Deus cuida de nós e nos promete uma grande colheita mesmo que a semeadura seja difícil [Sl 126.6].
Por isso, dou graças a Deus pelo trabalho realizado hoje com as crianças, onde a irmã Leilane ficou responsável pela programação da Escola Bíblica (EB). Consideramos a EB a base deste trabalho e uma porta para alcançarmos os pais, conforme a vontade de Deus.
À tarde, terminamos o curso de batismo com as irmãs Isabel e Jamille e visitamos o casal Maninho e Távia, pais do Breno (criança matriculada na EB), onde fomos recebidos muito bem e tivemos a oportunidade de marcar o primeiro estudo evangelístico (a inerrância da Bíblia) para o próximo sábado, dia 19. A visita à Sra. Maria Hipólito não foi possível, pois a mesma não estava no Sítio neste dia. Na ocasião, iríamos levar o terceiro estudo evangelístico (A Justiça de Deus) – o que ficará para o próximo sábado.
No culto à noite, louvamos a Deus com hinos e expomos os versículos de 1 a 15 do capítulo 3 do Evangelho de João, focando a mensagem no tema do novo nascimento. Louvamos a Deus pois, mesmo com a ocorrência da festa já comentada acima, estiveram presentes dois visitantes, que tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho da salvação.
A seguir, quero compartilhar com os irmãos, em oração, as bençãos e necessidades do trabalho:


Agradecimentos:
§         Pela disposição da irmã Válquia em nos receber em sua casa. Pelos momentos de comunhão e aprendizado que Deus tem nos proporcionado com ela;
§         Pelo trabalho semanal de alfabetização de crianças e evangelismo realizado pela irmã Válquia, e pelos frutos já colhidos;
§         Pela realização da EB;
§         Pelo término do curso de batismo ministrado às irmãs Isabel e Jamille;
§         Pelos estudos já ministrados às Sras. Damiana e Maria Hipólito;
§         Pela exposição do Evangelho de João nos cultos à noite;

Pedidos:
§         Pela saúde da irmã Válquia, por mim e minha família;
§         Pela firmeza espiritual das crianças que se converteram com o trabalho de alfabetização realizado pela irmã Válquia: Kailane, Lara, Maicon, Marcos e Natanael. Estas crianças são participantes assíduas da EB;
§         Pelas programações realizadas nos sábados;
§         Pela firmeza espiritual das irmãs Isabel e Jamille. Também pelo batismo das mesmas, na IBR da Graça;
§         Pelos pais das crianças matriculadas na EB, para que aceitem nossa amizade, visitas evangelísticas e convites aos cultos;
§         Pela salvação das Sras. Damiana e Maria Hipólito e do casal Maninho e Távia;
§         Pelos cultos e as mensagens expositivas do Evangelho de João – para que Deus use estas mensagens para edificar os crentes e salvar os perdidos.

abaixo, fotos dos trabalhos.

Atenciosamente em Cristo,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
IBR Bereiana.


A EB








A bela paisagem do local.


Cleidson, Evandro, Marcos, Elania e Ester no jardim da casa do Cleidson.


Evandro, Marcos e Ester na casa do Marcos.



Lara.



**********************************************************************************


Redenção, 05 de novembro de 2011

Aos amados irmãos na seara do Mestre, saudações em Cristo.

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1Co 9.16

Pregar o evangelho é, sem dúvida, a tarefa fundamental da Igreja de Cristo [Mt 28.19], independente do contexto histórico, geográfico ou cultural em que esteja inserida. Mesmo que muitos queiram “escapar” desta tarefa ou camuflá-la, o evangelho será pregado à nossa volta, e às nações, e indo até os locais mais longínquos da terra – àqueles locais onde imaginávamos que nunca iríamos chegar [At 1.8]. Por isso, louvamos a Deus, por ter providenciando à nossa Igreja, um singelo início de uma caminhada missionária, não para nossa glória, pois é nossa mais fundamental obrigação! A glória é de Deus!
Então irmãos, a partir daqui, iremos enviar uma carta informativa semanal de nossas atividades no Sítio São Bento em Redenção, objetivando ser sempre lembrados em vossas orações a favor de nós, nossa igreja, e dos moradores do Sítio São Bento.
Como alguns dos irmãos já sabem, estamos indo ao Sítio São Bento todas as semanas (eu, minha esposa Sandra, minhas filhas Gabrielle e Ester e minha irmã Leilane). Saímos de Fortaleza na sexta à noite para Redenção (63 km de Fortaleza), subimos a serra (mais 9 km), e dormimos no Sítio, na casa da Missionária Válquia Correia.
No sábado, de 09:00h às 11:00h, ministramos juntamente com a irmã Válquia, a Escola Bíblica (EB) para as crianças do Sítio, onde temos uma assiduidade média de 17 crianças. Nesta programação temos uma abertura com oração e cânticos, e logo depois vem a contação de histórias bíblicas. Está sendo ministrado uma série que fala sobre o amor e o poder de Deus. A programação é ministrada pela irmã Leilane, eu e a irmã Válquia. Eu confesso que não tinha jeito para trabalhar com crianças, mas Deus tem me dado coragem pra isso, e tem sido momentos muito preciosos e alegres. Para espanto de muitos, há duas semanas, cantei com as crianças a “Mulher de Ló virou uma estátua de sal...” fazendo os gestos (algo que nunca imaginava fazer!); e agora, elas sempre querem cantar comigo! Após a contação da história bíblica, as crianças fazem uma pequena atividade e servimos um lanche. Depois, vou deixá-las nas suas casas, pois a maioria das crianças moram no Sítio São Bento de Baixo distante 1,5 km do Centro de Estudo da Bíblia (local do trabalho). Esta é uma oportunidade para falar com os pais e iniciar amizade, para um futuro estudo evangelístico e convidá-los para o culto da noite. Na volta para o Sítio São Bento, almoçamos na casa da irmã Válquia.
Depois do almoço temos um pequeno descanso, e logo após um discipulado com as irmãs Isabel e Jamile (convertidas através do ministério da irmã Válquia). No discipulado estamos ministrando preparação para o batismo, que será finalizado no próximo sábado.
Após o discipulado, vou juntamente com a minha esposa fazer visitas evangelísticas. A primeira pessoa visitada foi a Sra. Damiana, onde formam ministrados os quatro estudos: (1) a inerrância da Bíblia; (2) o pecado e a queda do homem; (3) a justiça e (4) o juízo. Estamos visitando agora a Sra. Maria Hipólito, à qual iremos ministrar o terceiro estudo no próximo sábado. Orem pela salvação destas senhoras! No próximo sábado já temos outra visita marcada na casa do Breno – um aluno da EB.
À noite realizamos um culto, onde estamos fazendo a exposição do evangelho de João. Iremos iniciar o terceiro capítulo no próximo sábado. Temos tido uma assiduidade média de nove pessoas residentes no sítio, sendo duas crentes. Peço vossas orações para que o Espírito Santo, através destas exposições, edifique os que já são crentes e converta os que não são. Orem também por mim, para que o Espírito Santo torne as minhas palavras simples para o entendimento geral.
No primeiro sábado de cada mês, como o de hoje, o culto não é realizado para dar lugar a uma programação com as senhoras do Sítio. A Missionária Válquia assume o comando desta programação, que contou hoje com a presença de 15 senhoras, sendo 12 residentes no Sítio (apenas uma é crente: a irmã Isabel). Duas irmãs da IBR da Graça, presentes, ficaram responsáveis pelo devocional.
Oficialmente, nossa atuação de apoio no Sítio São Bento termina neste mês, conforme decidido na sessão ordinária de outubro do ano passado. Porém, na sessão ordinária a ser realizada no próximo domingo (dia 13 de novembro), será votado a continuação do trabalho e a extensão para os domingos (a partir de janeiro próximo), conforme acertado com a Igreja Batista da Graça. Nesta nova proposta, iremos realizar uma programação diferenciada para as crianças no sábado pela manhã, com brincadeiras e exibição de desenhos bíblicos; à tarde, continuaremos com as visitas evangelísticas e discipulado; à noite revezaremos a realização da programação para senhoras, programação para jovens e cultos evangelísticos nas casas dos moradores do Sítio; no domingo pela manhã, a EBD; à tarde – descanso; e à noite o culto. Orem por este propósito. A seguir, fotos recentes do trabalho.

Atenciosamente em Cristo,



Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
Igreja Batista Regular Bereiana
Fortaleza, Ceará, Brasil

14 de outubro - antes da EB

EB - Contação da História Bíblica

Cleiton, Evandro, Cleidson, Raissa e Kailane.

Almoço.

EB 21 de outubro, Irmã Leilane.


21 de outubro - eu e as crianças cantando a Mulher de Ló.

21 de outubro - EB - Irmã Válquia.

Atividades no final da EB - 21 de outubro.


A mulher mais linda colhendo jambo.

Visita evangelistica na casa da Sra. Maria Hipólito.


Culto, 21 de outubro.

Mulher de Ló, novamente em 05 de novembro.

Final da EB, 05 de novembro.

Mais um aluno ainda não apresentado: Marcos.

Maicon.

Deixando a meninada em casa.

Beleza do local.




Programação com as senhoras, 05 de novembro.








**********************************************************************************

          Sítio São Bento, Redenção, 15 de outubro de 2011

O trabalho no Sítio São Bento tem se intensificado. Desde o começo deste mês, que eu e minha família (minha esposa Sandra, minha irmã Leilane e minhas filhas Gabrielle e Ester) passamos a ir ao sítio todas as sextas à noite (depois do trabalho secular), para realização nos sábados, de uma Escola Bíblica (EB) pela manhã, discipulado e visitas evangelísticas à tarde, e um culto à noite aberto à comunidade. Hoje dormiremos aqui para retornarmos amanhã para Fortaleza.
Nossa EB começa às 09:00h do sábado, onde estamos contando com uma presença média de 14 crianças. Nosso objetivo de oração é, além da salvação dessas crianças, que tenhamos acesso aos pais através delas, para começar um processo de amizade e confiança. Orem por esse propósito também!
O discipulado tem sido ministrado a duas irmãs residentes no sítio (Isabel e Jamille). Terminaremos o curso de batismo no próximo sábado, dia 22 de outubro, e iremos começar um curso de discipulado básico a partir do dia 05 de novembro.
Nas visitas evangelísticas usamos uma metodologia de quatro estudos: no primeiro, explanamos sobre a inspiração e inerrância da Bíblia, para abrir caminho para as verdades que serão ditas nas próximas visitas; no segundo, explanamos a respeito da natureza pecaminosa do homem e de seu estado de inimizade com Deus, que pode levá-lo à perdição eterna; no terceiro, explanamos sobre a justiça de Deus, que estabeleceu em Cristo o único meio para o homem pecador se reconciliar com Ele, ou seja, ser salvo; no quarto e último estudo explanamos sobre o juízo que virá sobre aqueles que não se arrependeram dos seus pecados e não se converteram a Cristo. Peço que orem pela senhora Damiana, mãe de Kelly (uma aluna da EB), com a qual realizamos hoje a última visita evangelística. Peço também que orem pela Dona Maria e Graziela (sua nora) com as quais iniciamos hoje as visitas evangelísticas (Hoje vimos sobre a inerrância da Bíblia). A Graziela é uma jovem senhora, mãe de David, um menino de 2 anos que tem um problema congênito nos músculos e, por isso ainda não anda. Orem por esta criança.
A assistência aos cultos à noite é oscilante: num dia temos uns 25 visitantes; noutros em torno de 5! Hoje, tivemos a presença de 6 adultos e 4 crianças. As pessoas se mostram um pouco desconfiadas e são difíceis de aceitar o convite. Porém iremos perseverar nas visitas evangelísticas, conhecendo as pessoas, fazendo amizade e ganhando confiança. Peço suas orações quanto a isto. No culto, estamos fazendo uma exposição no evangelho de João – Hoje começamos o capítulo 2, dos versículos 1 ao 12 (bodas de Caná).
Estamos, junto à igreja, no processo de assumir o trabalho, quando ampliaremos os trabalhos para os domingos. Quando isto estiver acertado, se for realmente a vontade de Deus, iniciaremos cultos evangelísticos aos sábados, nos lares dos moradores do sítio, e iniciaremos uma programação para jovens. Pedimos as orações dos irmãos quanto a isto. Em anexo, fotos atuais do trabalho.

Atenção: Após as fotos, leia o relatório do culto em ação de graças pela reforma do Centro de Estudo da Bíblia, no sítio São Bento, ocorrido no último dia 12 de outubro.

Atenciosamente,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
Igreja Batista Regular Bereiana
Fortaleza, Ceará, Brasil


EB, 08/10/2011, com a Ir. Leilane

EB, 01/10/2011, com a Ir. Válquia





Levando as crianças para casa


Vista da calçada do Centro de Estudo da Bíblia

Culto no dia 24/09/2011

As crianças apresentando um especial no culto, juntamente com a Ir. Válquia

Eu, trazendo a mensagem da Palavra de Deus

Orem por nossas crianças:

Artur

Breno

Cleidson

Cleiton

 Ester

Evandro

Jamile

Kailane

Kely

Lucas

Natanael

Nicole

Raí

Raissa



*********************************************************************************
CONTINUE LENDO ABAIXO O RELATÓRIO DO CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA REFORMA DO CENTRO DE ESTUDO DA BÍBLIA NO SÍTIO SÃO BENTO


Fortaleza, 13 de outubro de 2011

Ontem, dia 12 de outubro, foi realizado um culto em ação de graças pela reforma do Centro de Estudo da Bíblia, no sítio São Bento em Redenção. É este o prédio que é utilizado para a realização dos trabalhos no sítio (Escola Bíblica e cultos). Estiveram presentes membros da Igreja Batista Regular Bereiana (Fortaleza), membros da Igreja Batista Regular da Graça (Maracanaú) e muitos moradores da localidade, perfazendo um total aproximado de 100 pessoas.
O culto teve início às 17 horas, sendo dirigido por mim. Os hinos de louvor foram ministrados pelo irmão Valdinez (IBR Bereiana), tendo o acompanhamento instrumental do irmão Cláudio (IBR Bereiana). Foi um tempo muito agradável onde pudemos desfrutar da comunhão com os irmãos e da Palavra de Deus, que foi trazida pelo Pr. Amazonito (IBR da Graça). Na ocasião, foi apresentado um vídeo comemorativo sobre o trabalho realizado no sítio e, depois do culto, um jantar.
A seguir, fotos do culto de ação de graças.

Vista externa do Centro de Estudo da Bíblia do Sítio São Bento

Adolescentes da IBR Bereiana

Irmãos da IBR Bereiana

Irmãos da IBR da Graça

Irmãos chegando para o culto


Especial: Pr. Amazonito e esposa

Especial: Crianças do Sítio São Bento e Ir. Válquia

Palavra aos irmãos: Ir. Válquia

Pregação: Pr. Amazonito

Eu dirigindo o culto

Moradores do Sítio São Bento presentes ao culto

Irmãos IBR Bereiana


Atenciosamente,
Leonaldo da Silva Gomes
Ministério de Missões
Igreja Batista Regular Bereiana
Fortaleza, Ceará, Brasil


********************************************************************************

Fortaleza, 11 de setembro de 2011.

A igreja decidiu solenemente em seção ordinária realizada em outubro de 2010, prestar auxílio prático ao trabalho realizado pela Missionária Válquia Correia no Sítio São Bento, na serra de Redenção (60 km de Fortaleza). A Missionária Válquia é membro da Igreja Batista Regular da Graça (Conjunto Distrito Industrial em Maracanaú) e reside no Sítio São Bento em Redenção, trabalhando na localidade dando aulas de alfabetização e reforço escolar para as crianças que residem na localidade, o que abre a porta para a evangelização delas e das famílias – o que ela tem feito há algum tempo. Nosso primeiro contato com o trabalho foi através do irmão Valdinez Cláudio (Diácono da nossa igreja), que conhece a irmã Válquia desde quando era membro da Igreja Batista Regular da Graça em Maracanaú, quando realizou, juntamente com a sua esposa (a irmã Regina), um trabalho evangelístico com as senhoras do Sítio São Bento entre os anos de 2009 e 2010.

Para quem não conhece, a Missionária Válquia participou ativamente da fundação das igrejas batistas regulares do Calvário (Cidade dos Funcionários - Fortaleza), Esperança (Conjunto José Walter - Fortaleza) e Maranata (Conjunto Cidade 2000 - Fortaleza) juntamente com o casal de missionários James e Maxine Benefiel, nas décadas de 1960 e 1970. Na década de 1980, juntamente com o casal de missionários Charles e Joana Nichols, fundam a Igreja Batista Regular da Graça, no Conjunto Industrial em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). Louvamos a Deus, pois Ele nos concedeu ter comunhão, auxiliar e aprender com o grande exemplo dado por esta humilde serva do Senhor Jesus.

Desde novembro de 2010, nossa igreja tem auxiliado este trabalho. Até o mês de maio deste ano, visitávamos o trabalho uma vez por mês, para realizar um culto ao ar livre à noite, ao lado do Centro de Estudos Bíblicos (o local onde a irmã trabalha com as crianças do sítio). Neste período, participaram ativamente do trabalho, juntamente comigo, os irmãos Abdias, Antônio, Cláudio, Manoel e o nosso ex-pastor (Sinfrônio).

A partir de junho deste ano, passamos a ir a cada 15 dias, para realização de uma escola bíblica pela manhã e um culto à noite. A partir do próximo mês iremos começar a realizar visitas nos lares dos pais das crianças que freqüentam a escola bíblica. Nestas visitas iremos realizar um estudo evangelístico onde iremos expor, em 4 visitas, a respeito de: (1) inspiração das Escrituras; (2) a realidade do pecado; (4) a justiça de Deus e (5) o juízo de Deus. Já temos uma visita marcada para o dia 24 de setembro, a uma mãe de uma das alunas da escola bíblica. Pedimos suas orações por esta senhora. Também, estamos ministrando aulas de batismo para as irmãs Isabel e Jamile, que irão ser batizadas pela Igreja Batista Regular da Graça, no dia 12 de outubro. De junho até aqui, estão participando ativamente deste trabalho, juntamente comigo, a minha família: Sandra (minha esposa); Leilane (minha irmã); Gabrielle e Ester (minhas filhas). Tem sido uma experiência muito gratificante e temos aprendido muito.

Por fim, Deus tem abençoado este trabalho, e concedeu à Missionária Válquia a graça de construir com recursos próprios e ofertas recebidas de irmãos, um salão para realização de cultos, no Centro de Estudos Bíblicos onde leciona às crianças do Sítio. A inauguração será em 12 de outubro deste ano.

Louvado seja Deus por tudo que Ele tem realizado no Sítio São Bento.

OREM POR ESTE TRABALHO.

Abaixo temos algumas fotos do trabalho:

Primeiro Culto realizado por nossa igreja, em novembro de 2010:


Primeira Escola Bíblica em junho de 2011:







As irmãs Sandra, Gabrielle, Leilane e Válquia (junho de 2011) (Mirante da Serra):

As irmãs Válquia, Sandra, Gabrielle e eu (junho de 2011) (Mirante da Serra):

Segunda Escola Bíblica em julho de 2011:




Andamento da construção do Salão em julho de 2011:



Instalação Elétrica do Salão em agosto de 2011:




Quarta Escola Bíblica em setembro de 2011 (dia 10):

Culto dia 10 de setembro (no salão recém construído):



Vista da Paisagem:

Aguardem mais notícias.